São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ídolo diz que foi vítima de abuso

BOXE
"Sugar" Ray Leonard revela em livro ter sido molestado sexualmente por treinador


06.abr.1987/Associated Press
‘Sugar’ Ray Leonard golpeia Marvin Hagler na luta em que ganhou
o título dos médios, em 87


EDUARDO OHATA
DO PAINEL FC

Em um esporte tradicionalmente marcado pelo machismo, um dos maiores ícones do boxe, o americano "Sugar" Ray Leonard, revela ter sido vítima de abuso sexual de um técnico, na autobiografia "The Big Fight: My Life In and Out of the Ring".
Campeão em cinco categorias distintas de peso e considerado um dos melhores vencedores da história, Leonard conseguiu o raro feito de transcender o esporte e capturar a imaginação até de quem não o acompanhou nos ringues, graças a comerciais e programas de TV.
Leonard, segundo reportagem de ontem do "New York Times", relata que um "eminente treinador olímpico de boxe" convidou a ele, então com 15 anos, e a outro jovem pugilista para se banharem enquanto ele assistia à cena.
A dupla suspeitou, então, que "algo um pouco inapropriado" estava ocorrendo, mas não quis questionar a autoridade do técnico.
Poucos anos depois, Leonard conta que um dia estava com o mesmo treinador -de cerca de 40 anos- em um carro estacionado próximo a um centro de recreação. Ouvia atentamente a explicação sobre o quanto uma medalha de ouro olímpica significaria para a sua carreira.
Leonard ficou encantado e muito envaidecido com a possibilidade. Mas tudo mudaria pouco depois: "De repente, ele [o técnico] abriu o zíper da minha calça e pôs sua mão, e então a boca, em uma área que tem me assombrado a vida toda. Eu não gritei. Eu não olhei para ele. Só abri a porta e saí correndo".
O hoje ex-comentarista e apresentador de TV, cuja imagem pública é associada à companhia de mulheres atraentes, explica que, no rascunho desse capítulo, escrevera que o abusador havia parado antes que acontecesse qualquer contato físico.
"Já foi muito doloroso. Mas, em 2010, assisti ao ator Todd Bridges abrir seu coração no show de Oprah sobre como foi abusado sexualmente quando criança. Entendi que eu nunca ficaria livre a menos que revelasse toda a verdade, não importa o quanto isso machucasse."
A revelação pegou de surpresa pessoas que há anos conviviam com Leonard, como Dave Jacobs, seu primeiro treinador no amadorismo e mais tarde um integrante de sua equipe profissional.
"Ele nunca falou sobre isso comigo ou com ninguém [da equipe]", afirma Jacobs.
Não foi a primeira revelação bombástica de Leonard. Anos atrás, ele reconheceu que fora viciado em cocaína.
Como pugilista profissional, o campeão olímpico dos Jogos de Montréal-76 ganhou milhões e assegurou seu lugar no Hall da Fama do boxe.
Derrotou, entre outros, Marvin Hagler, em um combate histórico e milionário em 1987, Thomas Hearns, Roberto "Mano de Piedra" Durán e Wilfred Benítez.


Texto Anterior: F-1: Projetista de Senna culpa pneu furado por acidente
Próximo Texto: Palmeiras: Novo reforço, lateral já treina
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.