UOL


São Paulo, quarta-feira, 18 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Times também terão que apertar as mãos no final

DA REPORTAGEM LOCAL

A Copa das Confederações é um torneio que serve como laboratório também para a Fifa, organizadora do evento. Algumas novidades marcarão a disputa na França, mas a mais curiosa será a obrigatoriedade dos cumprimentos entre os atletas após os jogos.
Tradicionalmente nas partidas de futebol os atletas se cumprimentam antes de o jogo começar, em fila. Isso é visto em Mundiais e na Copa dos Campeões, por exemplo. Agora, será como no vôlei, em que a convenção ocorre mesmo após decisões por título.
A Copa das Confederações irá inaugurar oficialmente esse protocolo. Tentando valorizar o "fair play", a entidade também dedicará o fim de semana, em meio ao torneio, à luta contra o racismo -disseminado principalmente entre a torcida.
Durante as partidas, a novidade ficará por conta da tecnologia a ser usada pelo juiz e seus assistentes. A Fifa aceitou a utilização de pontos eletrônicos por parte dos árbitros.
"A introdução dos aparelhos irá permitir aos árbitros manter contato constante durante os jogos", disse o espanhol José Garcia Aranda, ex-juiz que desenvolve trabalhos para a Fifa na área. (RODRIGO BUENO)


Texto Anterior: Futebol: Europa conhece hoje Copa que desprezou
Próximo Texto: Luis Fabiano corre risco de ser cortado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.