São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro bate australiano com apenas três games perdidos e avança para a terceira rodada de torneio na Alemanha

Na volta das férias, Guga arrasa oponente

DA REPORTAGEM LOCAL

Desta vez a falta de ritmo após longas inatividades, uma marca da sua carreira, não atrapalhou Gustavo Kuerten.
Na sua estréia no Torneio de Stuttgart, 37 dias depois de seu último jogo (que lhe deu o terceiro título em Roland Garros), o brasileiro massacrou o australiano Andrew Ilie, número 68 do mundo, por 2 sets a 0 (6/1 e 6/2).
Amanhã, já pela terceira rodada, o espanhol Tommy Robredo será o rival de Kuerten, o líder do ranking de entradas da ATP.
Ontem, em nenhum momento da partida o brasileiro demonstrou que ficou mais de um mês longe das competições.
Mesmo contra um adversário especialista no saibro, o piso da partida, e com um currículo de vitórias sobre estrelas -havia vencido o único jogo entre os dois, por exemplo-, Kuerten não deu nenhuma chance a Ilie.
"Eu joguei melhor do que esperava. Foi difícil para o Ilie jogar comigo hoje", disse o tenista, principal cabeça-de-chave e atração do Torneio de Stuttgart, que dá US$ 120 mil para o seu campeão, além de 50 pontos na Corrida dos Campeões e 250 no ranking de entradas.
A forma como aconteceu a vitória sobre o australiano é um fato raro na carreira de Guga.
Tradicionalmente, o brasileiro sofre para adquirir a forma depois de parar por semanas.
Prova disso são suas atuações no Aberto da Austrália, realizado sempre em janeiro, depois das férias dos jogadores.
No ano passado, por exemplo, foi eliminado logo na primeira rodada. Em 2001, caiu na segunda jornada diante do inglês Greg Rusedski e seu potente saque.
"É agradável estar de volta aqui [em Stuttgart]. Eu queria jogar aqui para ganhar ritmo", afirmou o brasileiro, que conquistou o título dessa competição em 1998.
O torneio alemão foi incluído no calendário de Kuerten apenas no mês passado.
A idéia inicial da sua equipe era começar o segundo semestre em quadras rápidas, já visando o Aberto dos Estados Unidos, a prioridade do período.
O triunfo de ontem serviu também para confirmar a performance arrasadora de Kuerten no saibro e em torneios europeus na temporada deste ano.
Em 35 partidas na terra batida, o brasileiro acumula 32 vitórias, o que significa um excelente aproveitamento de 91%. Nenhum outro tenista venceu tanto nessa superfície como Guga.
O brasileiro atestou novamente que é em solo europeu que consegue seus melhores resultados.
Nos 21 jogos que fez no continente em 2001, Kuerten venceu 19 vezes e perdeu apenas duas. Na região, o brasileiro ganhou os títulos de Montecarlo e Roland Garros. Foi ainda vice-campeão do Masters Series de Roma.


Com agências internacionais



Texto Anterior: Panorâmica - Futebol: Wilson é entrave à ida de Emerson para o São Paulo
Próximo Texto: Tenista volta ao 2º lugar da Corrida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.