São Paulo, domingo, 18 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Após dois empates, time derrota o Grêmio, mantém invencibilidade de dez jogos e reassume liderança do Brasileiro

Palmeiras faz lição de casa e volta ao topo

TONI ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O time do Palmeiras seguiu à rica a determinação do técnico Estevam Soares, deixou o favoritismo de lado mesmo atuando em casa, voltou a vencer no torneio após dois empates consecutivos e retornou à liderança.
Além disso, com a vitória de 2 a 0 sobre o Grêmio, ontem no Parque Antarctica, os palmeirenses chegaram aos 30 pontos e mantiveram uma invencibilidade de dez jogos na competição.
Para assumir a liderança isolada, o Palmeiras contou com a derrota do Santos para o Fluminense, no No Maracanã, e também a derrota do Figueirense diante do São Paulo no Morumbi.
De quebra, a vitória ainda reabilitou o meia Pedrinho, que no jogo contra o Botafogo foi alvo de polêmica com o treinador Estevam Soares por ter reclamado de ter sido substituído.
"O Marcinho apareceu e fez aquela jogada maravilhosa para eu fazer o gol. Foi uma vitória que mostrou a qualidade de todo o nosso time", afirmou o camisa dez palmeirense.
Para o técnico, a vitória foi importante pela dificuldade imposta pelo Grêmio. "Foi um jogo de paciência. Ele jogaram até com três volantes na frente da área, mas cumprimos o objetivo de vencer em casa", declarou ele.
A derrota manteve o Grêmio no fundo da tabela. A equipe completou o seu quinto jogo sem vitória, segue com 15 pontos e continua na zona de rebaixamento.
O Palmeiras iniciou o jogo pressionando o Grêmio e deu a falsa impressão de que chegaria facilmente ao gol. Com uma forte marcação no meio-campo, o time paulista não deixou o adversário sair do seu campo e apostou nas bolas alçadas para Kahê.
Acuado, o time gaúcho apelou para o jogo violento a fim de esfriar os ânimos dos donos da casa.
Até o artilheiro Christian recuava para ajudar na marcação, além tentar iniciar os contra-ataques.
Com o meio-campo bloqueado, Estevam Soares fez o Palmeiras forçar suas investidas pelo setor esquerdo. Lúcio e Pedrinho foram os jogadores mais acionados do time -22 bolas recebidas- e por ali o time conseguiu levar vantagem sobre os defensores gremistas com as jogadas de ultrapassagem. O Grêmio percebeu a estratégia e reforçou o setor recuando Felipe Mello e deslocando Luciano Santos para ajudar Michel pela lateral-direita.
Sem conseguir furar a retranca inimiga, o Palmeiras passou a errar passes e dar contragolpes perigosos para o time gaúcho. O nervosismo da equipe passou para a arquibancada, e a torcida começou a pressionar os jogadores querendo o primeiro gol.
Aos 29min, Baiano deu um susto no goleiro Márcio em cobrança de falta, mas não foi o suficiente para dar tranquilidade ao time. A situação piorou quando os gaúchos perderam duas chances de marcar em seis minutos.
Insatisfeito com o rendimento do time, Estevam mexeu no time antes mesmo do final do primeiro tempo ao sacar o volante Alceu e colocar na frente Tiago Gentil.
No segundo tempo, o Grêmio adiantou um pouco a marcação para evitar o sufoco do Palmeiras, mas logo mudou de estratégia.
A entrada de Tiago Gentil deu mais mobilidade ao time palmeirense e Pedrinho e Élson tiveram mais opções para tentar as jogadas de penetração.
O time de Estevam só não contava com a estrela do goleiro Márcio, que surgiu no Paulista, de Jundiaí, e ajudou o time do interior a eliminar o próprio Palmeiras na semifinal do Estadual. Ele fez uma defesa difícil em chute de Baiano aos 21min. Logo depois ele espalmou um arremate de Tiago Gentil e na seqüência fez nova intervenção no rebote de Pedrinho.
A pressão continuou, e o Grêmio se fechou mais ainda. Mas, em jogada individual do volante Marcinho, o Palmeiras achou o caminho da vitória. Ele passou por três adversário e tocou para Pedrinho fazer 1 a 0, aos 37min.
O Grêmio, que ficou o tempo todo na defesa, teve de sair no final para buscar o empate, e levou o segundo gol aos 43min. Tiago Gentil invadiu pela esquerda e mandou a bola trave. Na sobra, Diego Souza completou: 2 a 0.
O Palmeiras joga na terça contra o Paysandu em Belém.


Texto Anterior: Outro lado: Senador cassado interpreta regra à sua maneira
Próximo Texto: Baiano fica fora da partida em Belém
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.