São Paulo, segunda-feira, 18 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GINÁSTICA

CBG acerta com mais 2 treinadores ucranianos

CRISTIANO CIPRIANO POMBO
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois do boom da ginástica artística, chegou a vez de a ginástica rítmica e o trampolim do Brasil serem preparados e liderados por técnicos da República da Ucrânia.
Os técnicos Vyra Nikolayeva e Vladimir Molchanov são os novos contratados da Confederação Brasileira de Ginástica, que devem chegar ao país nesta semana e iniciar até o final do mês os treinos com os atletas brasileiros.
Segundo a CBG, "os reforços", que receberão US$ 1.000 por mês cada um e terão residência e alimentação oferecidas pela entidade, chegam para impulsionar o Brasil nas duas modalidades e dar formação a técnicos locais.
Vyra e Vladimir irão se juntar aos compatriotas Vyacheslav Azimov, técnico da seleção masculina de ginástica artística, Iryna Ilyaschenko e o casal Oleg e Nadja Ostapenko, que comandam a equipe permanente feminina.
Segundo Eliane Martins, supervisora da CBG, os dois devem ficar no Brasil até pelo menos o Pan de 2007. "A idéia é mantê-los até Pequim-08", diz ela, afirmando que Vyra e Vlad foram contratados a partir de indicações dos quatro ucranianos que já atuam em Curitiba. "Parece que estamos aproveitando uma diáspora."
Além de integrar a maior colônia estrangeira à frente de um esporte olímpico no Brasil -a CBG tem ainda um russo, Vladimir Cheiko, e um cubano, Antonio Lameira-, os recém-contratados consolidam o plano de padronizar a ginástica nacional. "Todos aqui trabalham a linha soviética, de treino forte, com destaque para condicionamento físico e limpeza de movimentos", diz Cheiko.
Vyra, ex-bailarina de grandes companhias e que atuou no país em 2003, será a única que não deve ficar em Curitiba, pois treinará os conjuntos de ginástica rítmica que estão em Belém e Aracaju.
Já Vlad, cujo filho foi campeão europeu, iniciará seus trabalhos em Curitiba, que abriga desde ontem o núcleo de trampolim, com quatro meninas e três meninos.
Os dois terão os primeiros desafios neste mês e no próximo, com eventos locais e internacionais.

Texto Anterior: Futebol - José Geraldo Couto: Doce derrota, vitória amarga
Próximo Texto: Tênis: Guga retorna ao circuito como debutante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.