São Paulo, quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FUTEBOL

RODRIGO BUENO

@RodrigoBuenoESP
rodrigo.bueno@grupofolha.com.br

Messi é o melhor do mundo e ponto final

RONALDINHO não é o melhor do mundo faz tempo, e Robinho nunca foi. Kaká já teve a sua vez e, neste ano, trata mais de se tratar.
Cristiano Ronaldo arrebenta quase tanto quanto em 2008, porém duvido ele ter a coragem de dizer que é o primeiro, o segundo e o terceiro melhor do planeta, como afirmou naquela época.
Xavi e Iniesta são geniais no Barça e na Fúria e ambos colocam um companheiro de clube no pedestal. Sneijder tem um ano brilhante com seleção e clube, só que falta aquele drible a mais.
Dos 52 gols que Messi fez no ano, uns seis poderiam estar na lista dos dez mais bonitos da temporada para a Fifa. Individualmente, não há nada parecido com o baixinho argentino. O gol de ontem foi igual a tantos outros. Previsível demais. Pega a bola, vai para cima, costura alguns adversários, quase sempre à esquerda, e bate para o gol com perfeição.
Neste ano, pela primeira vez o prêmio da Fifa será quase que absolutamente incontestável, pois a fusão com a "Bola de Ouro" dará a credibilidade que faltou às vezes na votação da máxima entidade do futebol.
Com a "Bola de Ouro", a importância do desempenho coletivo, notadamente na Copa dos Campeões, tende a aumentar, e a popularidade mundo afora de um fenômeno deve surtir menos efeito e votos. Pior para o Messi. Em tese, o prêmio fica mais justo, mais sério, mais jornalístico, menos teatral.
Será injusto se Iniesta, Sneijder ou Xavi forem eleitos pela primeira vez como o melhor do planeta? Pelos critérios frios, pelas estatísticas, pelas "regrinhas" e tudo mais, é claro que não.
Pelo caráter lúdico do futebol, pela arte pura e simples, pelo romantismo e pela capacidade individual, será uma afronta Messi perder o trono. Ele não ganhou a Copa? Azar da Copa, já diria o Mestre. Ele não era jogador de seleção até ontem? Azar de sua seleção. Até ontem.

PERDIDO NO TEMPO
Golaço de 2009 em 2010?
folha.com.br/es832154

PERDIDO NO TEMPO 2
Melhores clubes da década?
http://is.gd/hj8jd


Texto Anterior: Tênis: Roland Garros anuncia reforma de R$ 550 milhões
Próximo Texto: Assunção, de novo, decide o jogo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.