São Paulo, quarta-feira, 18 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Na Europa, vagas em copas dão força ao sistema

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos principais motivos para o sistema de pontos corridos fazer sucesso nos campeonatos nacionais europeus é a interdependência com torneios continentais.
Os campeonatos não premiam apenas seu campeão. Os times mais bem colocados ganham vaga na Copa dos Campeões, principal interclubes do continente.
As equipes lutam em alguns países até pela oitava posição, que rende vaga na Copa da Uefa, o segundo interclubes europeu.
Os últimos colocados dos campeonatos lutam de fato para fugir do rebaixamento, pois não há virada de mesa. Alguns dos clubes mais tradicionais do continente, como Milan e Atlético de Madrid, já jogaram mais de uma vez na segunda divisão.
No Brasil, apenas os dois primeiros do Brasileiro ganham vaga na Libertadores -em 2003, os três primeiros deverão jogar o principal interclubes da América.
Com a criação da Copa Pan-Americana no ano que vem, os times que jogarão o Brasileiro poderão lutar até pela nona posição -a idéia é que seis times brasileiros atuem na versão sul-americana da Copa da Uefa.
Porém não é só a interdependência com outros torneios que ajuda no sucesso das competições com pontos corridos na Europa.
Com o calendário organizado, os clubes podem vender mais facilmente carnês antecipados para toda a temporada. As rodadas são sempre cheias, com poucos casos de jogos esparsos.
Como todos os pontos em disputa são importantes, o público costuma ser bom sempre. Além disso, é comum dois times disputarem o título até o fim. (RBU)


Texto Anterior: Nova realidade
Próximo Texto: Acesso à Série A terá só 2 vagas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.