São Paulo, quarta-feira, 18 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Índice

BASQUETE

Bicampeão do Nacional, clube não irá disputar a edição de 2003

Fora da elite, Vasco pode desmanchar time adulto

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Fora do Nacional masculino de 2003 após ficar em quarto lugar no Estadual do Rio, o Vasco pode desmontar sua equipe adulta.
O clube está fora do torneio mais importante do calendário brasileiro apenas dois anos depois de ter conquistado o bicampeonato nacional (2000 e 2001).
"Os atletas têm contrato até junho de 2003. No entanto o compromisso só é mantido no caso de o clube se classificar para o Nacional", diz o técnico Hélio Rubens.
O treinador, que recentemente deixou a seleção brasileira, também não sabe se irá ficar no time.
"Tive uma proposta para treinar a Venezuela e o Marinos de Puerto la Cruz. Ficaria quatro meses no clube e dois meses na seleção, dirigindo o time no Sul-Americano, no Pan e no Pré-Olímpico. Mas deixei para conversar só após o Estadual", afirma o treinador, que se diz interessado em ter uma experiência no exterior.
O presidente da Federação Venezuelana de Basquete, Carmelo Cortez, porém, nega o convite.
"Já definimos nosso treinador. Será o Nestor Salazar [técnico do Panteras de Miranda]. O Hélio Rubens tem propostas do Marinos e do Cocodrillos", contou o dirigente à Folha, por telefone.
A última esperança que resta ao Vasco é caso o Botafogo desista do Nacional. O clube de General Severiano já avisou que não tem recursos para disputar o torneio e tenta arrumar patrocínio.
A situação deve ser definida em janeiro, após a posse de Bebeto de Freitas, novo presidente do clube.
No Estadual, o Vasco optou por usar uma base jovem. Após cair nas semifinais do último Nacional, a equipe perdeu jogadores importantes, como Helinho, Chuí, Rogério e Sandro Varejão.
A nova aposta do clube deu errado. O time titular -Manteiguinha, Fransérgio, Jamison, Emerson e Josuel- quase não atuou no torneio por causa de lesões.
Na fase de classificação, o clube de São Januário ficou em quarto lugar. Nas semifinais, perdeu sua série para Campos por 2 a 0.
Na disputa do terceiro lugar, última oportunidade de a equipe obter vaga no Nacional, houve nova derrota, também por 2 a 0, desta vez para o Botafogo.
Segundo Hélio Rubens, Fernando Lima, diretor de esportes de quadra e salão, teria uma reunião ontem com Eurico Miranda, presidente do clube, para decidir sobre a continuidade do time. Procurado pela Folha, Fernando Lima não respondeu aos recados.


Texto Anterior: Gigante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.