UOL


São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Índice

FUTEBOL

Os segredos do Felipão

JORGE KAJURU
ESPECIAL PARA A FOLHA

Lisboa, bar do hotel Sofitel, 15h30. Reunidos para matar saudades, o técnico Luiz Felipe Scolari, meu amigo José Luís Datena, dois de seus filhos e eu.
Uma conversa que durou cinco horas e revelou segredos dos quais jamais desconfiei e para os quais não foi pedido sigilo. Provavelmente, como é de seu estilo, Felipão não admitirá publicamente o que você lerá a seguir, mas certamente não desmentirá.
Primeiro segredo: dez dias antes da convocação final para a Copa-2002, Felipão foi demitido durante a noite e readmitido na manhã seguinte, em meio a uma ressaca colossal. A reunião, festiva, que demitiu o treinador, teve a presença da cúpula da CBF (incluindo seu presidente, Ricardo Teixeira), três presidentes de federações influentes, além de dois homens-fortes da Globo Esportes.
Já era madrugada, teor alcoólico no auge, quando o martelo foi batido pela saída de Felipão.
No dia seguinte, um dos presidentes de federação acordou sóbrio e convenceu os demais: o risco era demasiado para se perder o líder do grupo de jogadores, que, depois, acabou reconhecido como uma família.
Segundo segredo: além do episódio com a aeromoça em Montevidéu, na concentração da seleção, na véspera do jogo contra o Uruguai pelas eliminatórias, o que pesou para que Romário não fosse à Copa foi a armação da CBF com a Globo para que Felipão fosse hostilizado na frente da sede da entidade. O técnico sabia de tudo e até mudou o horário de seu vôo para chegar o mais tarde possível à rua da Alfândega, onde se reuniria uma semana antes de anunciar os 22 atletas que iriam para a Ásia. Mesmo assim, houve tumulto e provocações diante do prédio da CBF. Ali Romário recebeu o golpe de misericórdia.
Terceiro segredo: Felipão sabia que não gozava da simpatia da Globo. Manteve sua postura independente, mas aceitou o insistente convite da direção global para um almoço antes do embarque para a Copa. Reuniu-se, na emissora, com o comando do jornalismo e do departamento de esportes. Foi aí que ficou seduzido pela simpatia da jornalista Fátima Bernardes. Não cobrou nada pelas entrevistas exclusivas que concedeu, mas pediu diversas fitas de jogos de rivais do Brasil e, depois, de reportagens que mostravam a confiança da torcida brasileira.
Quarto segredo: foi Felipão quem convenceu o Milan a emprestar Dida para o Corinthians, quase de graça. Ele não queria convocar um goleiro inativo, e só por isso Júlio César, do Flamengo, não foi à Copa. Felipão é tão bem visto no rubro-negro italiano que foi dele a palavra final de que valeria a pena apostar em Kaká.
Quinto segredo: Parreira deveria reconhecer o acerto de escalar três zagueiros. Assim, liberaria Cafu e Roberto Carlos e, com a entrada de Edmílson, tornaria a vida de Lúcio mais leve. Eis a receita Scolari para evitar sufoco nas eliminatórias.

Sexto segredo
Felipão não admite voltar ao Brasil tão cedo. Antes disso, já fez promessa para ficar, ao menos, entre os quatro primeiros na Eurocopa-2004 pela seleção de Portugal. Com o que fará o melhor contrato de sua vida e irá com os patrícios à Copa da Alemanha, em 2006. E tem certeza de que, mesmo que não seja bem-sucedido com o time luso, virão convites de clubes como o Leeds, o Barcelona e a Inter de Milão.

Segredo secreto
Prometi revelar, na coluna passada, por que só o Cruzeiro teve caixa para ganhar o Brasileirão. Mas me convenci de que mais que um segredo, estamos diante de um mistério. Quem sabe um dia, uma ida a Portugal, desvende também este segredo. E o de Fátima, a Nossa Senhora.

E-mail kajuru@band.com.br


Jorge Kajuru, 42, é apresentador do "Esporte Total", da TV Bandeirantes

Soninha, de férias, excepcionalmente hoje não escreve neste espaço


Texto Anterior: Ação - Carlos Sarli: Seu nome é praia
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.