São Paulo, sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO

Briga entre amigos


Burrow vence em Pipeline, Fanning fica com o título, e Austrália tem quase metade da elite do surfe em 2010

CARLOS SARLI
COLUNISTA DA FOLHA

A MÃE de Mick Fanning acompanhava ansiosa as baterias do Pipe Masters. Foi quando o amigo do filho desceu uma onda e caiu feio. Sua primeira reação foi de apreensão (ficou parada até perceber que Joel Parkinson estava bem), então, ela saiu vibrando, aquela seria a última chance de Parko se manter na disputa do título com Fanning.
Desde a disputa entre Andy Irons e Kelly Slater, há cinco anos, quando o primeiro levou a melhor, que a decisão do título não ficava para a última prova da temporada. Desta vez os amigos adversários não chegaram ao confronto direto. Fanning passou sua bateria de estreia no round 3 do Billabong Pipeline Masters, e Parko parou por aí.
Deve ter sido decepcionante para Parko, que abriu o ano de forma arrasadora. Foram duas vitórias consecutivas e uma terceira até a quinta etapa, mantendo uma folgada dianteira de cerca de mil pontos sobre o adversário mais próximo, em alguns momentos da temporada, Adriano "Mineirinho" de Souza.
Na segunda metade do Tour seu rendimento caiu. Falou-se de uma possível lesão, embora não tenha se ausentado em nenhuma etapa, enquanto Fanning recuperava o ritmo que o levou ao título em 2007. Venceu nos EUA, na França, em Portugal e já chegou ao Havaí liderando.
A Austrália recupera a hegemonia: além do título de Fanning e o vice de Parko, Bede Durbdige ficou em terceiro, Taj Burrow (campeão em Pipeline) em quarto e, no total, os australianos ocuparão 46,7% das 45 vagas da elite em 2010. Mineirinho ficou em quinto, vencendo a etapa espanhola, sua primeira no Tour, e terminando à frente de Kelly Slater (vice em Pipeline), o qual venceu por duas vezes neste ano.
Mineirinho foi o único brasileiro a se classificar pelo World Tour. Juntam-se a ele na elite em 2010 Jadson André, terceiro, e Marco Polo, 14º, pelo ranking de acesso, WQS. O experiente Neco Padaratz reforça o time: ele entra como "wild card" da ASP depois de um ano afastado para tratamento de dores crônicas nas costas. Andy Irons e Luke Stedman também voltam como convidados.

PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO
Mesmo perdendo em Pipeline, os resultados em Haleiwa e Sunset garantiram a Parko, 28, o bicampeonato da Tríplice Coroa Havaiana.

BRASIL NO WQS 2010
O Hang Loose em Fernando de Noronha (PE) abre a temporada, volta a ser seis estrelas e ganha status "prime". Com o SuperSurf, são 11 etapas confirmadas e mais de US$ 1 milhão em prêmios.

WAKEBOARD NA PISCINA
A piscina do parque Ceret, em São Paulo, a maior da América Latina, terá domingo prova inédita, com 12 atletas em manobras aéreas a partir de uma rampa de saltos.

sarli@trip.com.br


Texto Anterior: Santos: Diretoria negocia com Herrera e Marcel
Próximo Texto: Xico Sá: Carta aberta ao amigo Tiger
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.