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Rio faz ajustes em projeto olímpico
Mudanças apresentadas a comitê preveem metrô maior e extensão de corredor viário até o aeroporto
ITALO NOGUEIRA
DA SUCURSAL DO RIO
A organização dos Jogos
Olímpicos de 2016, a ser realizado no Rio, modificou promessas feitas ao COI (Comitê
Olímpico Internacional) no
dossiê de campanha.
Obras na área de transporte
serão ampliadas, como o metrô
da zona sul para a Barra em vez
de ônibus articulados, e a extensão de um corredor viário
até o aeroporto.
Membros do comitê responsável pelo monitoramento da
preparação para a Olimpíada se
reuniram ontem com o prefeito
Eduardo Paes, o ministro Orlando Silva (Esportes) e o presidente do Comitê Organizador
dos Jogos de 2016, Carlos Arthur Nuzman.
Segundo Paes, houve cobranças por parte do grupo, presidido pela marroquina Nawal El
Moutawakel, sobre a organização institucional dos Jogos, como a constituição da Autoridade Pública Olímpica (APO).
A APO, a ser presidida pelo
ministro Orlando Silva, depende da aprovação de leis por parte dos legislativos municipal,
estadual e federal. Os projetos
de lei das três esferas devem ser
encaminhados em fevereiro,
disse o ministro. "A pretensão é
que em abril possamos criar estatutos, normas para a Autoridade Pública Olímpica", disse
ele. Um protocolo de intensões
assinado pelos três governos
vai definir os poderes da APO.
De acordo com Silva, uma
"revisão do dossiê" está sendo
feita para definir as responsabilidades de cada esfera de governo, bem como detalhando os
projetos de mobilidade urbana,
meio ambiente e habitação.
Uma das mudanças definidas, segundo Paes, é a troca do
BRT (ônibus articulados), que
fariam a ligação Barra-zona sul,
por uma nova linha de metrô.
Os membros do COI, no entanto, afirmaram que a substituição não desobriga a prefeitura
de fazer obras viárias no trecho.
Elas são necessárias para o deslocamento de atletas e outros
grupos envolvidos diretamente
com os Jogos.
"Podemos criar uma terceira
pista [na avenida das Américas]
ou duplicar a avenida Niemeyer. Temos algumas opções",
declarou o prefeito.
Outra mudança já definida é
a extensão do Transcarioca
-via com ônibus articulados
que sai da Barra- da Penha até
o aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim. No dossiê
de candidatura, o transporte
desde o Galeão até a Barra seria
provisório, com ônibus e vans.
Paes afirmou que foram
apresentados na reunião iniciativas já tomadas prometidas ao
COI na candidatura.
Citou a aprovação do Projeto
de Estruturação Urbanas das
Vargens, que abrange a principal área de competições. "A
aprovação do PEU das Vargens
deu poder para o prefeito viabilizar a vila dos atletas."
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