UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Fórmula do torneio é esdrúxula

Sul-Americana pode ter partidas sem valor

RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL A ASSUNÇÃO

Depois de toda a confusão que marcou a escolha dos participantes brasileiros na Copa Sul-Americana, agora é a forma de disputa do torneio que desperta dúvidas.
Pelo que foi definido anteontem em reunião da Conmebol em Assunção, os times brasileiros foram divididos em quatro grupos de três times e farão dois jogos na fase inicial da seletiva nacional.
Porém, se os resultados da chave forem iguais (três empates, por exemplo), ainda não se sabe qual será o critério de desempate. O mais provável é que haja sorteio.
Há também chances de o torneio começar para os brasileiros com jogos sem nenhum valor. Por ser um triangular, se um time vencer os dois primeiros jogos, o terceiro de nada valerá.
A Copa Sul-Americana deve começar no dia 23 de julho, quando o Brasileiro já estará em disputa.
Pela tabela, Inter-RS (que tomou a vaga do Botafogo após nova mudança de regras no ranking da Conmebol), Atlético-MG, São Paulo e Palmeiras farão os dois primeiros jogos de suas chaves e, depois, esperarão pelo duelo entre os outros dois times do grupo.
Se esses clubes vencerem seus confrontos, Flamengo x Santos, Fluminense x Corinthians, Vasco x Grêmio e Cruzeiro x São Caetano não terão sentido. Por outro lado, se houver empate nos primeiros jogos, por exemplo, Inter, Atlético-MG, São Paulo e Palmeiras dependerão do resultado do último jogo -os rivais desses terão a vantagem de saber do que precisarão para obter a vaga.
Só o campeão de cada chave irá avançar à segunda fase da seletiva.
A fórmula de disputa atual deve-se ao inchaço da competição. Inicialmente, seriam seis times brasileiros. Depois, o Brasil ganhou mais duas vagas. Posteriormente, após o escândalo nos rankings da Conmebol (que continham uma série de erros) divulgados pela Folha, a CBF conseguiu mais quatro vagas.


O jornalista Rodrigo Bueno viajou a Assunção a convite da Conmebol


Texto Anterior: Por quê?: Deputados cedem para dar início a nova discussão
Próximo Texto: Palmeiras passa Fla em ranking
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.