São Paulo, quinta, 19 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Federações receberão da CBF cartilha para pagamento de IR

SÉRGIO RANGEL
da Sucursal do Rio

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) vai distribuir no próximo mês uma cartilha fiscal para as federações estaduais de futebol.
A entidade contratou os serviços de um escritório especializado em tributação do Rio, Eskenazi e Pernidji Advogados, para elaborar a cartilha que servirá como modelo para as federações no pagamento do Imposto de Renda.
A partir deste ano, clubes e federações serão obrigados a pagar Imposto de Renda. De acordo com o pacote fiscal editado pelo governo no final do ano passado, eles perderam a isenção.
Até o ano passado, as entidades eram obrigadas apenas a prestar contas de suas receitas e despesas.
"A cartilha pretende orientar as entidades a fazer a contabilização de suas movimentações financeiras de acordo com a nova ordem vigente", disse o advogado Sérgio Eskenazi.
Na próxima semana, os advogados do escritório e um grupo de auditores, também contratados pela CBF, vão se reunir para iniciar a elaboração da cartilha fiscal.
Com a obrigatoriedade do pagamento do Imposto de Renda, as federações já começaram a se profissionalizar. A Federação Bahiana de Futebol foi a primeira.
A decisão de contratar uma empresa para preparar a cartilha foi definida na assembléia geral da CBF, realizada no início do ano.
No ano passado, clubes e jogadores de futebol protagonizaram uma série de escândalos de sonegação de Imposto de Renda.
A RSF, empresa dos pais do atacante Romário, do Flamengo, foi autuada pela Receita Federal. A empresa recebeu uma multa de mais de R$ 2 milhões.
Flamengo, Vasco e Fluminense também foram autuados.
Neste ano, a Receita vai distribuir uma cartilha fiscal aos jogadores de futebol de todo o país.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.