São Paulo, quinta, 19 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Desde o início do mês, tenistas infantis e veteranos preparam o piso de saibro dos confrontos contra a Espanha
Fãs amaciam quadra da Copa Davis

da Reportagem Local

Até o dia 3 de abril, primeiro dos três dias do confronto da Copa Davis entre Brasil e Espanha, pelo Grupo Mundial, em Porto Alegre, a quadra dos jogos terá sido usada por pelo menos 250 jogadores e aprendizes do tênis.
A idéia de "curar" a quadra, fazendo dela uma atração quase turística, no parque Moinhos de Vento, conhecido como "Parcão", é de Marcos Waner, 43, o "faz-tudo" da equipe brasileira.
"A ordem é fazer uma quadra de saibro rápida, como a de Roland Garros (palco do Aberto da França). Por isso, precisamos deixá-la bem compacta. Como é nova, está fofa, e o prazo é curto para ficar pronto só com o uso de rolos de prensar", afirmou Waner, justificando a programação intensa no local dos jogos.
"Começamos a preparação da quadra com gente leve, de 13 ou 14 anos. Depois de dois ou três dias de uso, vieram jogadores mais velhos, de nível profissional, como o Rodrigo Ferrero (753º no ranking mundial), e até veteranos."
Desde o início do mês e nos dias em que a chuva permite treinamentos, Waner tem levado seus alunos e da Associação Leopoldina Juvenil, para treinar na quadra da Copa Davis. "Eles fazem fila para jogar lá." disse.
No primeiro dia de amaciamento, cerca de 20 crianças se revezaram em grupos de quatro para bater bola no local.
"O planejado era fazer isso por seis horas diárias, com quatro pessoas a cada hora, durante 20 dias", afirmou Waner.
"Acredito que 500 pessoas deverão ter jogado aqui quando as equipes do Brasil e da Espanha chegarem, lá pelo dia 28. Mas os treinos caíram para três horas diárias, por causa da chuva, que não pára", disse.
Estímulo
Segundo Marcos Waner, a chance de jogar no local por onde Gustavo Kuerten, número 11 do mundo, e outros ídolos do tênis passarão serve de motivação para os jovens fãs e praticantes do esporte, em Porto Alegre.
A capital gaúcha é conhecida como um dos lugares mais tradicionais do tênis no Brasil.
De acordo com a organização do evento, muitos dos ingressos colocados à venda para os confrontos contra a Espanha já estão reservados e serão entregues aos torcedores via correspondência.
Um dos patrocinadores da competição, a TV RBS, premiará até a próxima quinta-feria, a melhor frase para ser gritada pela torcida durante as partidas.
O vencedor do concurso ganhará uma viagem para Miami, nos EUA, com direito a acompanhante. (FERNANDA PAPA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.