São Paulo, segunda-feira, 19 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Ex-jogador passa mal em jogo do Boca Juniors e está em uma clínica, com crise cardíaca e respirando por aparelhos

Maradona é internado em estado crítico

CAROLINA VILA-NOVA
DE BUENOS AIRES

Diego Armando Maradona, o mais renomado jogador argentino de todos os tempos, está internado na UTI da Clínica Suizo Argentina. Com um longo histórico de uso de drogas, o ex-atleta sentiu-se mal em meio ao jogo de ontem do Boca Juniors no estádio la Bombonera, em Buenos Aires.
A clínica em que Maradona, 43, está hospitalizado é especializada em problemas cardíacos. O maior ídolo do esporte argentino está sendo tratado, no entanto, por seu médico pessoal, Alfredo Cahe.
Os familiares mais próximos de Maradona se encontram na clínica, que divulgou oficialmente ontem à noite um boletim com o estado de saúde do ilustre paciente.
Segundo o comunicado, Maradona entrou no hospital com "crise de hipertensão, miocardiopatia e posterior hipotensão". Ele está sendo permanentemente sedado e respira com a ajuda de aparelhos. A menos que haja algum imprevisto, um novo boletim deverá ser divulgado hoje ao meio-dia.
"A condição dele [Maradona] está sendo mantida em reserva", limitou-se a dizer ontem Cahe.
O médico de Maradona disse que a clínica, que recebe inúmeros jornalistas e fãs do ex-jogador, é que passará os boletins. Consta que o ex-jogador deu entrada no hospital ontem por volta das 18h -o jogo em que o Boca venceu o Nueva Chicago por 2 a 0 foi o que começou mais cedo na rodada de ontem do Argentino.
O canal "Todo Noticias" divulgou na Argentina que a causa da crise cardíaca de Maradona seria uma overdose. O ex-jogador, que vive há vários anos em uma clínica em Cuba para superar sua dependência química, passou as últimas semanas em Buenos Aires.
A informação de que Maradona teria tido uma overdose partiu de um amigo que acompanhava o ídolo argentino no hospital.
O médico do ex-jogador, porém, não quis entrar em detalhes. Ele recebeu ontem um telefonema de Maradona e indicou a sua imediata internação.
Um diagnóstico mais completo sobre o estado de saúde de Maradona deverá ser divulgado, segundo o médico, em até dois dias.
Segundo divulgou a clínica, a "resposta inicial de Maradona é moderadamente favorável".
Em janeiro de 2000, no Uruguai, o ex-jogador já havia sofrido uma crise cardíaca. Ele deixou ontem o estádio da Bombonera, antes do término da partida do Boca Juniors, aparentando estar bem.
Visivelmente obeso, Maradona atuou no último dia 23 em uma partida amistosa. Ele conseguiu marcar um gol de pênalti.


Colaborou Rodrigo Bueno, da Reportagem Local

Texto Anterior: Motociclismo: De moto nova, Rossi mantém rotina e vence
Próximo Texto: Memória: Primeiro caso com droga foi revelado em 1991
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.