São Paulo, domingo, 19 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Equipe derrota Zaragoza por 1 a 0 e conquista 15º título na história
De cabeça, Giovanni dá ao Barcelona título espanhol

da Reportagem Local

Com um gol de cabeça do brasileiro Giovanni, o Barcelona derrotou ontem o Zaragoza e sagrou-se campeão espanhol de 97/98.
O jogo aconteceu em um lotado estádio Camp Nou, em Barcelona.
A certeza da conquista do título na cidade era tão grande que a festa da comemoração já havia sido armada, na Plaza de Catalunya, no decorrer da semana.
O Barcelona, devido a tranquila vantagem sobre o segundo colocado, Real Madrid (campeão na temporada passada), precisava apenas de um ponto ontem contra o Zaragoza, que nos últimos cinco anos não conseguiu nem sequer um empate no estádio do adversário -e não vence lá desde 1966.
O Barcelona, porém, teve dificuldades no início da partida, pois o Zaragoza recuou todos seus jogadores e impediu com sucesso as investidas do adversário.
Aos 14min, em jogada combinada entre os brasileiros Rivaldo, Giovanni e Anderson, o Barcelona quase marcou. Rivaldo cobrou escanteio, e Giovanni desviou de cabeça, mas a zaga cortou antes que Anderson tocasse para o gol.
A partir daí, houve domínio territorial do time da casa, mas sem chances claras de gol. Nos contra-ataques, o Zaragoza quase marcou em duas oportunidades.
No segundo tempo, o nível do jogo decaiu muito, com o Zaragoza sem talento técnico suficiente para se aproveitar da falta de criatividade do Barcelona.
Foi Giovanni que, apenas aos 33min, iniciou a festa da torcida do Barcelona. Após cruzamento da esquerda, cabeceou forte para as redes do Zaragoza.
Mesmo sendo o herói do jogo e de ter disputado um ótimo campeonato, Giovanni deve ser preterido pelo técnico da seleção brasileira, Mario Jorge Lobo Zagallo, e não ir à Copa da França.
Foi o quinto campeonato ganho pelo Barcelona nos últimos oito anos. Nos três últimos títulos, a equipe fora dirigida pelo holandês Johan Cruyff. Agora, outro holandês comandou do banco o Barcelona: Louis van Gaal.
Na história, a equipe da Catalunha, fundada em 1929, soma agora 15 títulos do Espanhol. O Real Madrid tem 27 conquistas.
O meia-atacante Rivaldo considerou o título seu maior presente de aniversário -o jogador, nome certo na seleção brasileira, completa 26 anos de idade hoje.
Além de vencer o Espanhol, o Barcelona tem a chance de outro título no país: a Copa do Rei, no próximo dia 29, contra o Mallorca.


Com agências internacionais



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.