São Paulo, Segunda-feira, 19 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE
Jogando fora de casa, time de Santo André bate o Paraná e fecha série decisiva do campeonato com 3 vitórias
Arcor garante título inédito no Nacional

da Reportagem Local

A Arcor/Santo André conquistou na noite de anteontem o título inédito de campeã brasileira, derrotando o Paraná, nas finais do Nacional feminino, por 77 a 63, em São José dos Pinhais (PR).
Foi a terceira vitória da equipe da técnica Laís Elena, também campeã brasileira pela primeira vez, no playoff final. O resultado fechou a série em 3 a 1, tornando desnecessária a realização do quinto jogo.
O melhor resultado de uma equipe de Santo André em eventos nacionais, até este ano, havia sido o segundo lugar, em 1995 e 97.
Neste campeonato, o time foi dono da melhor campanha, registrando 19 vitórias e duas derrotas -uma para o BCN/Osasco, a outra para o Paraná-, enquanto o rival das finais venceu 15 jogos e foi derrotado em oito.
Foram 1.880 pontos convertidos a favor da equipe de Santo André e 1.514 contra. O Paraná teve 1.964 pró e 1.822 contra.
""Esse título é um prêmio para o grupo que fez da união sua maior virtude para superar os adversários", disse Laís Elena.
""É uma conquista especial para a Janeth, que está há seis anos jogando em Santo André", completou a técnica, referindo-se à ala de sua equipe, jogadora da seleção brasileira e da WNBA (a liga norte-americana feminina de basquete).
Na partida de anteontem, no ginásio Ney Braga, com público de 3.600 pessoas, Janeth, Helen e a espanhola Marina lideraram a equipe de Santo André ao título.
Janeth fez 23 pontos e conseguiu nove rebotes. A pivô Marina converteu 20 pontos.
""O jogo foi muito parelho, a liderança no placar se alternou bastante. Só nos últimos cinco minutos que apertamos, não deixando o ritmo cair, com contra-ataques e rebotes", disse Janeth.
A ala-armadora Helen foi a cestinha do jogo, com 24 pontos. Fez também três assistências, além de quatro recuperações de bola.
""O título é consequência de um trabalho sério que estamos fazendo desde o Paulista de 98", afirmou Helen que, no Paulista, em que a Arcor perdeu o título na final para o BCN, teve atuação abaixo das expectativas.
""Estou mais feliz porque mostramos que a vitória só se consegue na quadra, com muita dedicação, garra e determinação", completou.
Para o técnico do Paraná, Antonio Carlos Vendramini, a equipe de Santo André mereceu a vitória. ""O título está em boas mãos. Foi uma campanha vitoriosa e brilhante", disse.

Comemoração
Pouco ambientadas no Paraná, as jogadoras da Arcor começaram a comemorar o título nacional, na noite de anteontem, no hotel.
""Tomamos vinho, cantamos, dançamos, fizemos brincadeiras", contou Janeth que chegou a Santo André na tarde de ontem.
Segundo ela, a ""festa mesmo" deve acontecer hoje à tarde, quando a equipe pretende desfilar pelo centro da cidade, provavelmente em um caminhão de bombeiros.
Janeth e Helen, além de Silvinha e Marta, do Paraná, devem ser convocadas para a seleção brasileira, que disputará o Campeonato Sul-Americano, do dia 29 deste mês a 4 de maio, em Vitória (ES).


Texto Anterior: Cortada - Cida Santos: Dia de festa
Próximo Texto: Masculino vai aos playoffs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.