São Paulo, Segunda-feira, 19 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INDY
Depois de largar na pole, piloto não consegue pôr fim a jejum brasileiro na categoria
Kanaan lidera, bate, e mantém jejum

EDUARDO OHATA
enviado especial a Long Beach

Tony Kanaan largou na pole position e liderou mais da metade do GP de Long Beach da Indy, ontem, na Califórnia (EUA). Mas, na 47ª de um total de 85 voltas, bateu sozinho, alijando as chances de pôr fim ao jejum brasileiro de vitórias.
A última vez que um brasileiro venceu uma prova da Indy foi em agosto de 97, com Maurício Gugelmin, em Vancouver (Canadá).
O GP de Long Beach foi o primeiro da atual temporada em circuito de rua. As corridas anteriores - Miami (EUA) e Montegi 500 (JAP)- aconteceram em ovais.
Logo na primeira volta, Kanaan, da Forsyhte, deixou escapar a liderança ao ser ultrapassado por Bryan Herta, da equipe Rahal.
O norte-americano aproveitou o fato de Kanaan estar preocupado com o escocês Dario Franchitti, da Green, que havia largado em segundo e tentava tomar a liderança do brasileiro, para executar, com sucesso, a ultrapassagem.
Na segunda volta, entretanto, Kanaan e Franchitti retornaram às posições originais ao passar Herta, sem que o escocês voltasse a ameaçar o brasileiro. O colombiano Juan Pablo Montoya assumiu a segunda colocação na 32ª volta.
Passada pouco mais da metade da prova, Kanaan perdeu o controle do carro e bateu, sendo forçado a abandonar a prova.
Segundo membros de sua equipe, ele teria reclamado, por rádio, momentos antes da colisão, de excesso de borracha em alguns pontos na pista. Assim, Montoya passou à liderança, posição em que se manteve até o término da corrida.
O GP de Long Beach foi apenas a terceira corrida do colombiano na Indy. Vice-campeão da F-3000 no ano passado, ele foi escolhido pela Ganassi para substituir Alessandro Zanardi, que foi para a F-1.
""A pista estava trepidando e saí do traçado", disse Kanaan, após abandonar. ""Cometi um erro. Mas minha performance provou que posso competir com os melhores pilotos", comentou.
O canadense Greg Moore (Forsythe) continua como líder do campeonato, com 39 pontos. O brasileiro mais bem classificado é Gil de Ferran (Walker), na terceira posição, com 33 pontos.


O jornalista Eduardo Ohata viaja a Long Beach a convite da Souza Cruz

Texto Anterior: Masculino vai aos playoffs
Próximo Texto: Pane derruba outro brasileiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.