São Paulo, sexta-feira, 19 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Equipe, que conta com quatro brasileiros, ganha o Espanhol pela primeira vez com um empate em seu estádio
La Coruña faz jogo mais importante de sua história

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O La Coruña vive hoje o dia mais importante de sua história. Com um simples empate em casa contra o Español, a equipe galega conquista, pela primeira vez, o título do Campeonato Espanhol.
A missão do time dos brasileiros Djalminha, Flávio Conceição, Mauro Silva e Donato pode ser facilitada, pois o Español está mais preocupado com a decisão da Copa do Rei contra o Atlético de Madrid, na próxima semana.
O La Coruña está com 66 pontos na tabela de classificação, três a mais que Barcelona e Zaragoza, os outros dois clubes que ainda têm chances de ficar com o título.
O Barcelona estará jogando no estádio Camp Nou contra o Celta, e o Zaragoza vai enfrentar o Valencia fora de casa. As duas equipes, além da necessidade de vitória, dependem de um tropeço do La Coruña para ficar com a taça.
""Nos restam os 90 minutos mais importantes da nossa história", disse Augusto Lendoiro, o presidente do La Coruña.
Em 1994, o La Coruña vivia situação semelhante -tinha boas chances de ficar com o título inédito na última rodada. Mas um pênalti desperdiçado nos minutos finais da partida decisiva impediu a conquista galega naquele ano. O Barcelona acabou sendo beneficiado com o tropeço do La Coruña e foi o campeão.
Agora, o time catalão, em grave crise, apela até à ""mala preta" para ganhar o título -o Barcelona será tricampeão se triunfar hoje.
Segundo a imprensa espanhola, a equipe teria oferecido US$ 1,6 milhão aos jogadores do Español, que também é de Barcelona, pela vitória contra o La Coruña.
O Barcelona não terá na partida de hoje o meia-atacante brasileiro Rivaldo, que está contundido. Outro desfalque importante do time para o jogo é o meia-atacante português Figo, que irá cumprir suspensão.
O técnico Louis van Gaal, do Barcelona, não relacionou também para a partida os holandeses Ronald de Boer e Bogarde.
O jogo entre Zaragoza e Valencia é mais uma disputa por vaga na próxima Copa dos Campeões. O Valencia tem 61 pontos e divide a quinta colocação do campeonato com o Alavés, que enfrenta o Athletic Bilbao fora de casa.
Da mesma forma, o Real Madrid, que está em quarto lugar com 62 pontos e recebe hoje o Valladolid, almeja assegurar vaga no principal interclubes europeu na última rodada do Espanhol.
Real Madrid ou Valencia ganharão vaga na próxima Copa dos Campeões na condição de vencedor do torneio -os times decidem a competição na quarta-feira, no estádio Saint-Denis.
Outros dois jogos acontecem hoje: Mallorca x Atlético de Madrid e Sevilla x Rayo Vallecano. Três partidas encerram o Espanhol amanhã: Málaga x Racing de Santander, Oviedo x Real Sociedad e Numancia x Betis.
O rebaixamento no Campeonato Espanhol já esta definido. Sevilla, Atlético de Madrid e Betis vão para a segunda divisão.



NA TV - La Coruña x Español, às 15h55, na ESPN International



Texto Anterior: Tribunal rejeita recursos de Edmundo
Próximo Texto: Turquia tem mortes em festejos, e jogadores brasileiros viram heróis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.