São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

JUCA KFOURI

Brasileirão, 40


E o Campeonato Brasileiro, que começa neste sábado, já é quase quarentão. E tem favoritos?


DIA 7 de agosto o Campeonato Brasileiro, com este nome, comemorará o seu 40º aniversário.
E, hoje, quinta-feira, 19 de maio, com um favorito destacado, que estreia neste sábado, no novo horário das 21h, na Vila Belmiro, em Santos: o campeão estadual... Internacional.
Sim, porque seu adversário, melhor time do país, às voltas com a Libertadores (escrevo antes de o Santos enfrentar o Once Caldas supondo que tenha eliminado o time colombiano), deverá perder pontos nas primeiras rodadas quando, continuo supondo, poupará, enfim, suas peças mais valiosas para as semifinais e, tomara, finais da competição continental.
Além do mais, o Santos deverá ser bastante desfalcado pela seleção brasileira que disputará a Copa América na Argentina, sem que o Brasileirão seja interrompido, dessas coisas nossas.
Se Mano Menezes levar seu time à finalíssima, o Santos não terá Neymar e Elano por no mínimo cinco jogos, sem se falar em Paulo Henrique Ganso.
Já o Inter não terá maiores prejuízos, exceção feita, talvez, à ausência de Leandro Damião, embora D'Alessandro também possa ser chamado.
Dos outros 18 concorrentes, só o Cruzeiro parece, hoje, quinta-feira, 19 de maio, ameaçar o campeão gaúcho, porque o campeão mineiro deverá perder apenas o uruguaio Victorino, já que os argentinos se dão ao luxo de esnobar o excelente Montillo.
Na disputa da lanterna, o Bahia pinta como maior candidato, seguido pelo América.
O Trio de Ferro paulistano está mais para disputar posições no bloco intermediário do que no de cima, sem poder se descuidar do de baixo -experiências amargas que os dois Parques, o Antarctica e o São Jorge, conhecem tão bem que deveriam ter se planejado para não correr riscos.
O que, definitivamente, não fizeram, basta olhar para a fragilidade de seus elencos e a corrida desenfreada que ao menos o Corinthians faz para minimizá-la.
O São Paulo, que ao lado do Inter, do Santos, do Flamengo e do Cruzeiro, é dos cinco gigantes que jamais caíram -o que significa dizer que sete já despencaram-, depois de muito tempo não aparece como um dos favoritos nem mesmo como uma das atrações, diferentemente, por exemplo, do Coritiba.
Mas, lembremos: tem o campeonato que começa agora, o durante a Copa América, o depois da janela e a reta final.
Aos 40 anos, são quatro campeonatos em um.

blogdojuca@uol.com.br


Texto Anterior: Itaquera terá menos tempo que estádios de aberturas anteriores
Próximo Texto: Na decisão, Porto ganha sem show
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.