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FUTEBOL
Clube anuncia virtual acordo de US$ 80 mi com a ISL, a maior empresa de marketing esportivo do mundo
Flamengo se alia a parceira da Fifa
CARLOS AURELIO MIRANDA
da Sucursal do Rio
O presidente do Flamengo, Edmundo Santos Silva, anunciou ontem a aprovação, pelo Conselho
Diretor do clube, da proposta de
parceria com a empresa suíça de
marketing esportivo ISL (International Sports Licensing).
O acordo ainda precisa ter a
aprovação final da maioria dos
1.510 membros do Conselho Deliberativo, que analisarão o contrato
dentro dos próximos 60 dias.
A proposta prevê um investimento de US$ 80 milhões (R$ 133
milhões) no futebol e nos esportes
olímpicos, num prazo de 15 anos.
Estão previstas também a criação
da Flamengo Licenciamento S.A.,
empresa que gerenciará o marketing esportivo e a marca Flamengo.
Se o contrato for assinado, ainda
em 99, serão investidos US$ 28 milhões, sobretudo no pagamento
das dívidas do clube, que hoje estão estimadas em R$ 70 milhões.
Metade do total dos recursos seria usada para construir um centro
de treinamento (o Ninho do Urubu), em Vargem Grande (zona
oeste do Rio), adquirir o Fla-Barra
(atual centro de treinamento, cujo
terreno é alugado) e sanear as dívidas, adaptando o time à Lei Pelé e
proporcionando a criação da FlaPar (Flamengo Participações S.A.),
para a gestão do futebol.
O controle do departamento de
futebol permanecerá com o clube,
segundo Silva.
A outra metade do dinheiro seria
investida na contratação de jogadores, começando pela compra
dos passes dos atacantes Caio e
Leandro e dos meias Beto e Jorginho, que já estão no clube, avaliados em um total de US$ 10 milhões.
O dirigente evitou comentar outros possíveis reforços, mas lembrou os nomes dos jogadores Aldair (Roma) e Leonardo (Milan),
campeões mundiais em 94 e formados pelo clube carioca.
A ISL estuda ainda a viabilização
da construção de um estádio para
60 mil pessoas, na Barra da Tijuca
ou na Baixada Fluminense. Esse
investimento está orçado em US$
100 milhões, mas a ISL não arcaria
com a despesa.
Segundo o presidente do Flamengo, nos 15 anos da parceria, os
lucros com venda de produtos da
marca Flamengo, cotas de amistosos e por participação em competições, contratos publicitários e direitos de TV serão divididos meio a
meio entre o Flamengo e a ISL. Até
a multinacional amortizar o investimento no clube, o que deve levar
cerca de cinco anos, não haverá
distribuição de lucros.
"Os atuais patrocinadores do
Flamengo (Petrobrás e Umbro) terão que acompanhar nosso avanço
na parceria do marketing esportivo", disse.
Segundo o presidente do clube,
poderão ser estudadas novas propostas de patrocínio, a serem apresentadas pela ISL.
Edmundo Silva disse também
que, se o governo do Estado anunciar a terceirização ou a privatização do complexo esportivo do Maracanã (estádio de futebol Mário
Filho, estádio de atletismo Célio de
Barros e parque aquático Júlio Delamare), a provável parceria Flamengo-ISL teria interesse em participar da concorrência.
A empresa é a atual gerenciadora
do marketing da Fifa (entidade
que dirige o futebol mundial) e detentora dos direitos da Copa do
Mundo, da Eurocopa e dos torneios Super 9 da ATP (Associação
dos Tenistas Profissionais).
A proposta de parceria com a
empresa norte-americana Hicks,
Muse, Tate & Furst, que acertou
com o Corinthians, por intermédio da Traffic, foi descartada pelo
Conselho Diretor do Flamengo.
"Eles propuseram investir US$
32 milhões em um prazo de dez
anos, mas pediram mais 45 dias
para encontrar patrocinadores",
explicou Edmundo Silva.
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