São Paulo, Quarta-feira, 19 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Brasileiro, oitavo cabeça-de-chave no Aberto da França, teme possíveis contusões
Precavido, Kuerten fica sem surfar

e da Agência Folha, em Porto Alegre

O tenista Gustavo Kuerten fez apenas exercícios físicos ontem na praia de Biarritz, na costa atlântica francesa, onde se refugiou depois de vencer o Torneio de Roma.
Segundo a assessoria do tenista, Kuerten, que ontem foi confirmado como oitavo cabeça-de-chave no Aberto da França, não pretendia surfar para evitar possíveis contusões.
No ano passado, uma semana antes do Torneio de Stuttgart, em julho, o tenista passou uma semana surfando em Biarritz.
""Foi muito legal, dei uma reciclada", disse Kuerten na época.
Número oito do ranking mundial, Kuerten aparece como maior favorito ao título do Aberto da França -que ele já conquistou em 97-, o mais importante disputado em quadra de saibro (terra batida), que começa na segunda-feira.
Kuerten deve chegar a Paris hoje. Um eventual bicampeonato em Roland Garros, mais bônus e uma combinação de resultados -derrotas de tenistas mais bem colocados podem levá-lo a ser número um do mundo -o que nenhum brasileiro alcançou até hoje.
A vantagem de ser cabeça-de-série é não enfrentar os maiores concorrentes já na primeira rodada. A escolha dos 16 cabeças-de-série de Roland Garros toma como critério a posição no ranking.
Assim, o russo Yevgeny Kafelnikov, atual número um do mundo, foi confirmado como primeiro na lista apresentada ontem.
Depois, aparecem o norte-americano Pete Sampras, o australiano Patrick Rafter e o espanhol Carlos Moyá.
Dependendo do sorteio, um dos três últimos pode vir a ser rival do brasileiro numa eventual quartas-de-final. A chave de Roland Garros será sorteada na sexta-feira.
Até lá, entretanto, a posição dos cabeças-de-série pode ser alterada, numa eventual desistência como a do norte-americano Todd Martin, anunciada ontem pela organização do torneio.
Martin, que era o 11º cabeça-de-chave, não se recuperou de uma lesão no ombro direito.
O austríaco Marcus Hipfl, 92º, será o substituto de Martin.

Família
A família de Kuerten classificou a conquista do Torneio de Roma como uma vitória calculada previamente, em razão da intensa preparação emocional realizada pelo tenista no final do ano passado e início desta temporada.
Os dois irmãos e a mãe de Kuerten tiveram de se limitar a um telefonema do tenista entre os minutos que se seguiram ao jogo e o jantar comemorativo com a namorada e o treinador, em Roma.


Texto Anterior: Novo ranqueamento limita diáspora de jogadoras
Próximo Texto: Atletismo: Hemorragia de João do Pulo é contida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.