São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NBA

Boston usa trio como trunfo para voltar a ser campeão

DA REPORTAGEM LOCAL

Um novo "Big Three" foi o maior trunfo para a conquista do Boston Celtics, campeão da NBA após um longo jejum, de 22 anos.
E, se em sua última conquista, em 1986, o time apostava no trio Larry Bird, Kevin McHale e Robert Parish, nesta temporada teve como armas Paul Pierce, Ray Allen e Kevin Garnett.
"Os três já tinham conseguido tudo na carreira, exceto o anel de campeão. Com o dinheiro que têm, podem ter tudo. Só não podem comprar a taça", comentou o treinador do Boston, Doc Rivers.
E, na noite de anteontem, ela finalmente veio, após a vitória em casa por 131 a 92 sobre o LA Lakers. A equipe fechou a série final em 4 a 2.
"Sabíamos que a única forma de ganhar a taça era trabalhando juntos, confiando um no outro", disse Rivers, entregando o segredo para o título: fazer seus astros jogarem como um time.
Com a conquista, o Boston isolou-se ainda mais na liderança da liga em número de conquistas: 17. Os Lakers vêm a seguir, com 14 troféus.
As duas franquias foram as que mais se enfrentaram em finais da liga: 11 vezes. O Boston leva ampla vantagem nos duelos, com nove triunfos e somente duas derrotas.
A conquista foi ainda mais surpreendente diante da última campanha do Boston. Em uma temporada, o time deixou o inferno e atingiu o topo. Apostando em promessas, a equipe fez campanha sofrível em 2006/07. Neste ano, fechou a temporada regular em primeiro, com 66 vitórias e 16 derrotas, 42 triunfos a mais do que obtivera na campanha anterior.
Para isso, houve reformulação drástica na franquia. A opção foi contratar astros, como Allen e Garnett, e veteranos para revezamento, casos de P.J. Brown e Sam Cassell, ambos com 38 anos.
Anteontem, o time mostrou defesa aguerrida, que anulou Kobe Bryant, MVP (melhor jogador) do torneio. Phil Jackson, que perdeu a chance de se tornar o técnico mais vitorioso da NBA, reconheceu isso. "Ele começou bem, mas faltou perna."
Ontem, o "Big Three" de Boston marcou junto 69 pontos. Allen e Garnett foram os cestinhas do jogo, com 26 pontos. As boas atuações renderam a Pierce o título de MVP das finais.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Desfalque: Sem Fofão, Carol assume levantamento solitário da equipe
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.