São Paulo, quarta-feira, 19 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo técnico da Azzurra teme êxodo de jogadores

Donadoni diz que escândalo no futebol italiano pode prejudicar seu trabalho

Treinador acredita que selecionáveis dos clubes punidos irão emigrar; na Copa alemã, Itália triunfou com time 100% "nacional"


DA REPORTAGEM LOCAL

Roberto Donadoni, novo treinador da seleção italiana, atual campeã mundial, expressou ontem a preocupação de que o escândalo no futebol do país possa afetar seu trabalho.
Donadoni, substituto de Marcello Lippi, que se afastou do cargo após a conquista da Copa na Alemanha, acredita que selecionáveis que pertencem aos clubes punidos irão atuar fora do país. "Esse cenário pode se concretizar e vir a complicar minha atuação", disse ele, ex-atleta do Milan e da seleção. Como treinador, não dirigiu nenhum clube de ponta.
No Mundial, a Itália contou somente com jogadores que atuam dentro de suas fronteiras. Dos 23, 13 defendem Juventus, Lazio, Fiorentina ou Milan, punidos porque seus dirigentes foram envolvidos em um esquema de manipulação de resultados. Os três primeiros foram rebaixados à Segundona; o último largará na próxima temporada com -15 pontos.
Apesar de considerar ruim a possível transferência de atletas para outros países, Donadoni, 42, consolou-se na crença de que, ao menos, eles se integrarão a grandes clubes, o que "evita que desapareçam de vista".
O treinador falou ainda que espera que a "revanche" com a França, no dia 6 de setembro, não seja afetada pela lembrança da cabeçada de Zidane em Materazzi na decisão da Copa. "Não foi um episódio edificante, mas acredito que tenha ganho proporção descabida."
Os finalistas do Mundial duelarão nas eliminatórias da Euro-08. Antes, a Itália faz amistoso com a Croácia (16 de agosto) e o primeiro jogo do classificatório para o torneio europeu (Lituânia, 2 de setembro).


Com agências internacionais

Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Inter tenta justificar ter priorizado a Libertadores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.