São Paulo, Segunda-feira, 19 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Times de Campinas e Rio Preto ganham vagas na A-2 e vão disputar a 1ª divisão do Paulista em 2000
Ponte e América voltam à elite em SP


da Reportagem Local

e das Regionais

Um clube da maior cidade do interior de São Paulo -Ponte Preta- e a equipe com a melhor campanha da Série A-2 -América- são os novos integrantes da primeira divisão do Paulista.
Agora, as duas equipes decidem o título da A-2, equivalente à segunda divisão no Estado, em dois jogos -amanhã e quinta-feira.
A Ponte Preta, de Campinas -cidade de quase 1 milhão de habitantes-, conquistou sua vaga goleando o Mirassol, jogando em casa, por 5 a 0.
"Esse acesso foi o coroamento de um trabalho iniciado no Brasileiro do ano passado", afirmou o zagueiro Ronaldão.
Segundo a diretoria da Ponte, 25 mil torcedores foram ao estádio Moisés Lucarelli assistir à partida contra o Mirassol.
O América, de São José do Rio Preto, teve um acesso mais dramático, mesmo depois de fazer a melhor campanha da competição -só perdeu uma vez em 28 partidas disputadas.
O time do técnico Cilinho venceu em casa o Botafogo por 2 a 1 e foi beneficiado com a derrota do São Caetano, que jogou em casa, para o Santo André por 1 a 0, no clássico da região do ABC.
"Essa combinação de resultados fez justiça ao América", afirmou Cilinho, que está no clube desde 97. "Cumpri o que havia prometido, levando o time de volta à primeira divisão."
O clube de Rio Preto também terminou o campeonato da Série A-2 com o melhor ataque do torneio, com 63 gols marcados.
Os dois times promovidos estão entre os mais tradicionais do Estado. A Ponte é o clube mais antigo de São Paulo -foi fundado em 1900. Já o América, dono de um dos maiores estádios de São Paulo, o Benedito Teixeira (55 mil pessoas), existe desde 1946. O Moisés Lucarelli, da Ponte, pode receber 28 mil pessoas.
A promoção de Ponte Preta e América serve também para colocar mais "peso" na primeira divisão do Paulista.
Campinas e Rio Preto estão entre as cidades mais desenvolvidas e com maior população do Estado. Nos últimos anos, clubes sem tradição e de cidades menores foram promovidos para a Série A-1.
Na rodada decisiva da segunda divisão do Paulista, o perdedor foi o futebol do ABC -região da Grande São Paulo com cerca de 2,5 milhões de habitantes.
A derrota do São Caetano mantém o afastamento da região da elite do futebol do Estado. Desde 94, quando o Santo André foi rebaixado, um time do ABC não disputa a Série A-1 do Paulista.
Ontem, em São Caetano, o time da casa, que atrasou sua entrada em campo em 15 minutos, foi pior do que o adversário durante quase toda a partida.


Texto Anterior: São Paulo vence time mexicano
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.