São Paulo, sexta-feira, 19 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Time é favorito para ter de vez troféu nacional

DA REPORTAGEM LOCAL

O regulamento do Campeonato Brasileiro estipula que o troféu que começou a entrar em disputa em 1993 será de forma definitiva do clube que o conquistar três vezes, de forma consecutiva ou alternada. Assim, apenas quatro clubes podem assegurar para sempre neste ano a atual taça do Nacional, bem vertical e prateada.
Corinthians (1998 e 1999), Palmeiras (1993 e 1994), Santos (2002 e 2004) e Vasco (1997 e 2000) têm chance de ser campeão brasileiro pela terceira vez desde que o atual troféu entrou em cena, há 12 anos.
Como o Corinthians lidera o campeonato com cinco pontos e sete pontos de vantagem, respectivamente, sobre Santos e Palmeiras, o time figura hoje como o grande favorito para guardar em sua galeria eternamente o troféu mais recente do Nacional.
Caso conquiste essa façanha, a equipe partiria com força para o pentacampeonato em 2006. Nesse caso, poderia pleitear outra taça.
Em 1992, o tradicional troféu do Brasileiro, que conta com uma esfera de ouro maciço e 155 de prata de lei banhada em ródio, saiu de disputa em meio a uma polêmica que, mais de uma década depois, não foi resolvida nem na Justiça.
O Flamengo se considera pentacampeão nacional e entende ter direito à mais famosa taça que o Brasileiro já teve -quando o troféu nasceu, nos anos 70, definiu-se que ele pertenceria definitivamente ao clube que o conquistasse três vezes consecutivamente ou cinco vezes de forma alternada.
Porém a CBF não reconhece o título de 1987 do time carioca (o considera tetracampeão) e deixou o troféu confinado em prédio da Caixa Econômica Federal no Rio de Janeiro. Além do Flamengo, Palmeiras e Vasco podem pleitear a posse da taça se conquistarem o Brasileiro deste ano, pois seriam oficialmente pentas. (RBU)


Texto Anterior: Saiba mais: Entidade enfim dá legitimidade a Mundial anterior
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.