São Paulo, domingo, 19 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Sul, Corinthians busca 1ª trinca

Após os triunfos sobre o Grêmio e o Botafogo, time tenta pela primeira vez no Brasileiro uma seqüência de três vitórias

Para enfrentar o Juventude, fora de casa, Carpegiani já não terá o meia Willian, que nem viajou para Caxias do Sul e irá para a Ucrânia

Djalma Vassão/Gazeta Press
O corintiano Gustavo Nery, que não será deslocado para o meio-de-campo e vai atuar na lateral-esquerda na partida de hoje, contra o Juventude, fora de casa

PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Embalado por seus últimos resultados no Brasileiro, o Corinthians tenta hoje, contra o Juventude, sua primeira trinca de vitórias sob o comando de Paulo César Carpegiani -e apenas a segunda do ano.
A motivação de conseguir o feito inédito neste Campeonato Brasileiro e continuar a recuperação em busca de se aproximar das primeiras colocações vem da seqüência de jogos justamente contra quem as ocupa ou já as ocupou.
Nas últimas quatro rodadas, o Corinthians enfrentou Goiás (sexto colocado), Vasco (quarto), Grêmio (quinto) e Botafogo (segundo). Venceu três partidas e perdeu só uma. E como visitante -em São Januário.
A terceira vitória seguida da equipe, porém, pode ser obtida sobre um adversário que está em posição contrária.
O Juventude ocupa a penúltima posição na tabela e, nesta edição, não tem conseguido fazer de seu estádio, o Alfredo Jaconi, um bom capitalizador de pontos como em edições anteriores do Nacional.
"Claro que eu prefiro enfrentar equipes que estão na parte de baixo da tabela. Mas tem que servir como estímulo para nós vermos que fomos bem nos confrontos diretos contra as equipes que estão no topo da classificação", diz Carpegiani.
"E, se pegarmos os atuais quatro primeiros, também fomos bem", completa, recordando do empate com o líder São Paulo e do triunfo na segunda jornada, sobre o Cruzeiro, que começou a rodada como terceiro colocado na classificação.
O técnico do Corinthians, aliás, vê o futebol de seu time em franca ascensão. "Eu estou gostando da minha equipe", elogiou o treinador, que ainda não experimentou a sensação de encaixar mais de duas partidas com vitórias.
A última vez que os corintianos triunfaram três vezes seguidas foi no início da temporada. Então comandado por Emerson Leão, o time estreou no Paulista com 3 a 1 sobre a Ponte Preta, 4 a 2 diante do São Bento e 4 a 1 frente ao Juventus. Depois, caiu de rendimento e não mais repetiu tal desempenho neste ano.
"O time tem que ter uma estabilidade na competição", cobra o volante Ricardinho. "Agora a equipe está um pouco mais consistente", diz o jogador, que confessa ainda não ter se acostumado a não ter assegurado seu lugar no grupo, apesar de ser considerado por Carpegiani como um dos principais jogadores do elenco.
A escalação que deve começar a partida deve ter três modificações se comparado ao time que terminou o jogo contra o Botafogo. Satisfeito com a atuação do time no segundo tempo daquela partida, quando conseguiu a virada em pleno Maracanã, o técnico vai manter Gustavo Nery atuando na lateral-esquerda em vez de colocá-lo como meio-campista.
"Vai ficar um corredor por aquele setor. Mas tenho que pensar o que é melhor para o time no momento. Se é dar liberdade ao Vampeta e acertar o meio. Mas vou perder uma jogada forte pela esquerda", declara o treinador corintiano.
Willian, que irá para o Shakhtar Donetski (Ucrânia) por US$ 19 milhões, está fora do confronto. Everton Santos e Rosinei disputam a vaga.
Na zaga, Zelão volta de suspensão e ocupará seu lugar ao lado de Fábio Ferreira.


NA TV - Juventude x Corinthians
Globo e Band (ambos para SP), ao vivo, às 16h



Texto Anterior: Juca Kfouri: Tudo é possível no segundo turno
Próximo Texto: Desfalque: Duarte deixa o Juventude
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.