São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos quebra tabu no Rio e sobe

Julio Cesar Guimarães/Lancepress
Elano e Robinho festejam gol do Santos, ontem, em São Januário


DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de 11 meses, o Santos voltou a vencer um jogo fora de casa. A vítima foi a equipe do Vasco, ontem, no Rio de Janeiro.
Com a vitória de 2 a 1, o time do litoral paulista ainda alcançou a vice-liderança do Brasileiro-2002, com 20 pontos. Já os cariocas afundaram na crise -ocupam o 22º lugar na tabela, um posto acima da zona do rebaixamento.
A última vitória santista como visitante havia acontecido em outubro passado, diante do Atlético-MG. Neste Nacional, o time está invicto na Vila Belmiro, mas antes do confronto de ontem acumulava um empate e três derrotas longe de seus domínios.
O primeiro gol do jogo de ontem saiu enquanto cada equipe ainda "estudava" a outra. Em uma falha da marcação da defesa vascaína, aos 6min, o meia Elano recebeu livre, invadiu a área rival e tocou na saída do goleiro Fábio.
A desvantagem, entretanto, não fez o time carioca, que teve atletas agredidos pela própria torcida no último domingo, perder o controle. Com o avanço dos laterais, o time criava seguidas chances, como aos 11min, quando Rogério Corrêa chutou a bola na trave.
Assim, pressionando, o Vasco não demorou para chegar ao empate. Aos 17min, o atacante Souza livrou-se da marcação de Preto, invadiu a área e tocou na saída do goleiro Rafael, que substituía o lesionado Júlio Sérgio.
Com a saída do atacante Alberto, destaque ofensivo do time nas últimas rodadas, machucado, a situação para o Santos parecia tornar-se cada vez mais complicada.
Mas, com a expulsão do volante Haroldo, o Vasco ficou com um jogador a menos, e a partida voltou a ser equilibrada.
No intervalo, descontente com a marcação de Preto sobre Souza, o técnico Leão tirou o zagueiro e colocou Pereira no time do Santos.
Com a vantagem no número de jogadores em campo, o time paulista começou a segunda etapa no ataque, mas dava espaço para os contragolpes do Vasco. Só que, fora de forma, o iugoslavo Petkovic "atrapalhava" seguidamente as jogadas ofensivas de seu time.
Assim, foi o Santos que acabou desempatando a partida, aos 18min, depois que Diego cobrou escanteio para o zagueiro Alex cabecear forte e marcar.
Novamente em desvantagem, o Vasco não encontrou forças dessa vez para empatar.
Em uma cabeçada de Souza, o time chegou a acertar a trave do Santos, que, no entanto, manteve o controle e quebrou a série de fracassos como visitante.
No final do jogo, o Vasco, principalmente por meio de seu técnico, Antônio Lopes, reclamou muito da arbitragem. Segundo os cariocas, Haroldo foi expulso injustamente. Alguns jogadores reclamaram também de alguns pênaltis a favor da equipe.
O time paulista volta a jogar no sábado, quando recebe o Goiás na Vila Belmiro, quando terá a chance de consolidar sua permanência na zona de classificação. Já o Vasco terá a chance de se reabilitar no próximo domingo, quando vai desafiar, novamente em casa, o time do Internacional.


Texto Anterior: Vitória joga com problemas na defesa
Próximo Texto: Torcida do Vasco tenta invadir sede do clube
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.