São Paulo, segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

JUCA KFOURI

Acabou a pasmaceira


Enfim, o Brasileirão tem novo líder e promete emoções só para quem vencer


DEPOIS DE 17 rodadas como primeiro colocado, e de um bom primeiro tempo, mas acompanhado por um péssimo segundo contra o Santos, eis que o Corinthians deixa a liderança para os goleadores do fim de semana, Vasco e São Paulo.
O campeonato ensaia entrar em sua reta final, daqui a quatro rodadas, com uma nova cara, a cara que premia quem ganha.
Como o time cruzmaltino fez com o Grêmio nos 4 a 0 de São Januário e como o São Paulo fez com o Ceará nos 4 a 0 do Morumbi.
O rame-rame corintiano vinha fazendo mal ao Brasileirão por consagrar uma liderança incapaz de fazer um gol e manter-se à frente em busca de liquidar o rival.
Ao contrário, e contra um Santos que lhe é claramente superior mesmo que desfalcado de seus principais criadores no meio de campo, o corintiano leva as mãos à cabeça quando o time faz gol muito cedo, porque sabe que será convidado a sofrer.
Ora, aceitar pressão do Santos é mesmo para levar a virada que levou -e que ameaçou também ser goleada mesmo depois que o Santos ficou com um menos, graças à expulsão de Henrique.
Os 3 a 1 não apenas foram justos como mostraram que será no mínimo imprudente afastar o Santos do sonho do título, embora, é claro, será necessária uma epopeia para atingi-lo.
Mas o melhor mesmo da vitória santista foi o fim da pasmaceira que, por exemplo, permitiria o Corinthians jogar por um empate nesta quarta-feira, no Morumbi, contra o vice-líder São Paulo.
Ora, para mostrar que não morreu, se é que não morreu, só mesmo uma vitória, nestas alturas mais que improvável contra um tricolor que se encorpa e se fortalece moralmente e que não deve contar com tropeço vascaíno contra o Atlético-GO, em São Januário, na quinta-feira.
Como será proibido o Santos não vencer o América, em Uberlândia, também na quarta-feira, como o Botafogo terá de se virar com o Grêmio, no Olímpico, no dia seguinte.
Porque, ao que tudo indica e tomara assim seja, o campeonato parece querer mudar de feição para ter um campeão que chegue ao santo Graal galgando patamares, como diria o filósofo Sebastião Lazaroni, e não estacionando em lugares proibidos como vinha fazendo o insosso Corinthians.
Aliás, entre os pretendentes, pior que o Corinthians só mesmo o Flamengo, até porque ainda mais caro e a oito pontos do Vasco.

blogdojuca@uol.com.br


Texto Anterior: Vitória dá ânimo a santistas para sonhar com título
Próximo Texto: Tite diz que apenas responde à direção
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.