UOL


São Paulo, domingo, 19 de outubro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Páginas explosivas
Ex-sócio e hoje inimigo número um do maior jogador da história, Hélio Viana dá os últimos retoques no livro "Pelé, Vida e Obra", biografia não-autorizada do desafeto. Diz já ter acertado com uma editora inglesa, cujo nome não revela.

Dentro e fora
Viana quer lançar o volume simultaneamente ao longa-metragem que o diretor Aníbal Massaini Neto prepara sobre Pelé, este em tom de exaltação. "O filme vai mostrar que ele foi um craque no gramado. O livro contará as jogadas dele fora de campo", afirma o ex-sócio.

Sem fim
Enquanto o livro não sai, Viana segue sua guerra com Pelé nos tribunais. Nesta semana, entrará com mais cinco processos contra o Rei -totalizando 13. Serão ações cíveis para cobranças de dívidas que o empresário diz totalizarem R$ 20 milhões.

Truco
Novato no Corinthians, o treinador Juninho ainda se acostuma com o esquema de trabalho no Parque São Jorge. Numa de suas primeiras entrevistas, revelou que existe no clube um método para evitar que os técnicos falem demais. Segundo ele, um assessor pisca e faz gestos por trás do grupo de jornalistas para orientar o que pode e o que não pode ser dito pelo "professor".

Nas mãos erradas
A oposição corintiana está fazendo circular no Parque São Jorge uma lista de processos aos quais o clube responderia na Justiça. Sem saber, um crítico da administração de Alberto Dualib entregou uma cópia para um parente do presidente.

Longe da rede
Ricardinho tirou do ar a sua página na internet, após dois anos de funcionamento. Em baixa no São Paulo, o meia alega que não tem tido tempo de responder mensagens nem se dedicar aos fãs que acessavam o site.

Tabelinha
O Procon-SP e o Instituto Gol Brasil, presidido pelo ex-senador Geraldo Althoff, assinam em novembro um convênio, pelo qual a ONG poderá receber reclamações relativas ao descumprimento do Estatuto do Torcedor e repassá-las ao órgão estadual. O termo de cooperação técnica também prevê a promoção de eventos em conjunto para esclarecimento do público.

Cobiça
O PT já está de olho gordo no cargo a ser aberto no Ministério do Esporte, comandado pelo PC do B, com a virtual saída de Paula, secretária de alto rendimento. Volta à tona o nome de Rodrigo Terra, presidente da Fundesporte, órgão que cuida do setor no governo petista do MS.

Acúmulo
Na secretaria executiva, outro cargo cobiçado pelos petistas, o chefe de gabinete Cláudio Monteiro já foi nomeado para a vaga de Gil Castelo Branco. E, segundo publicação no "Diário Oficial", foi também designado para ocupar, como interino, sua antiga função.

Prorrogação
Deputados governistas ligados ao esporte iniciam negociações que buscam manter, para além de 2005, a isenção de impostos na importação de equipamentos esportivos -que, segundo a reforma tributária, cairia daqui a dois anos. O argumento será o Pan-Americano de 2007, no Rio.

Na casa do dono
A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) convoca suas filiadas para reunião no dia 27, no Rio, sobre a transmissão da Olimpíada de Atenas-2004. O endereço do encontro: a sede da Globo Esportes. A emissora carioca detém os direitos dos Jogos.
E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA
De Terry Madden, diretor da Agência Antidoping dos EUA, sobre a detecção de um novo esteróide, que teria sido utilizado por vários atletas de elite:
- Descobrimos o que parece ser o pior tipo de doping intencional. Isso está bem distante do lamento dos atletas quando são pegos acidentalmente nos exames por causa de contaminação por suplementos alimentares.

CONTRA-ATAQUE

Alegria de um sorteado

Quem conta a história é o próprio Sócrates, classificando o dia do acontecido como um dos melhores de sua vida.
A memorável seleção de 82 goleou a Nova Zelândia, terceira rival da Copa, por 4 a 0, selando com 100% de eficiência e beleza a passagem à segunda fase.
Capitão do time, Sócrates foi escolhido para o antidoping. Apreciador de uma boa cerveja, o "Doutor" torceu para encontrar uma latinha na sala reservada ao xixi -até porque perdera muito líquido no jogo e demorava para colher o material.
Para a alegria do craque, a geladeira estava repleta de bebidas. Os outros três sorteados foram embora logo, e Sócrates se refastelou: havia, além de cerveja, champanhe, vinho e refrigerante. Sócrates zerou o estoque.
Só fez o que tinha de fazer depois de três horas, feliz da vida.



Próximo Texto: Um homem de negócios
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.