São Paulo, terça-feira, 19 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grafite veste camisa 9 e incorpora faro de artilheiro de Luis Fabiano

EDUARDO ARRUDA
DA REPORTAGEM LOCAL

A camisa 9 do São Paulo transformou o atacante Grafite em artilheiro e o deixou bem próximo da marca de Luis Fabiano no clube nesta temporada.
Nas dez partidas em que usou esse número nas costas, Grafite marcou oito dos dez gols que o alçaram a condição de goleador da equipe paulista no Brasileiro-04.
Além disso, ele está a um tento de alcançar Luis Fabiano, o maior artilheiro são-paulino em 2004. O jogador, negociado com o Porto, anotou 21 vezes em 30 jogos.
Grafite, com 20 gols em 50 partidas, prometeu substituir o antigo ídolo da torcida.
"Isso vem naturalmente, mas não é em todos os jogos que farei dois, três gols. Aos poucos, vou me adaptando à função de ser o homem do ataque e me tornar ídolo da torcida", afirmou o atacante, que marcou metade de seus gols no Nacional contra Atlético-MG (3) e Paysandu (2).
Com a 9 nas costas, Grafite lembra muito mais um "matador" do que o centroavante trombador e indisciplinado que o caracterizou na temporada, segundo números do Datafolha.
O atacante, que chegou a ser multado pela diretoria pelo excesso de cartões, quando veste a 9 acerta mais passes (78 contra 68), comete menos faltas (3,6 contra 4,2), recebe menos amarelos (0,20 contra 0,53), não é expulso e, é claro, balança muito mais as redes -sua média pulou de 0,11 para 0,80 gols por partida.
"Eu gosto de jogar com a 9. Quem joga com ela tem a função específica de goleador", diz Grafite, que atribui a mudança de comportamento ao técnico Leão.
Com a chegada do treinador, Grafite estava suspenso e foi o primeiro a levar ultimato de Leão. Ou seria atacante de verdade ou estaria fora do time. Ele ficou com a primeira opção.


Texto Anterior: Futebol: Nem nova parceria realiza sonho de campo corintiano
Próximo Texto: Santos confirma time misto no 1º San-São e sofre novo revés no STJD
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.