UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisa Datafolha mostra aumento de seguidores do time em todas as regiões fora do Sudeste

Corinthians espalha sua torcida por todo o Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

Os dez títulos conquistados pelo Corinthians nos últimos dez anos seduziram torcedores de regiões em que antes o clube paulista tinha pouca projeção.
Isto é o que aponta pesquisa feita pela Datafolha entre os dias 9 e 11 de dezembro, que ouviu 14.559 pessoas com mais de 16 anos em 365 municípios de todos os Estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O clube mais popular de São Paulo cresceu em praticamente todo o país. Os resultados mais expressivos aconteceram no Nordeste, no Norte e no Centro-Oeste, onde o Corinthians diminuiu bastante a vantagem que o Flamengo possuía. Em 1993, só 3% dos nordestinos eram corintianos. Agora, o clube é o preferido de 10% dos moradores da região.
Dessa forma, o clube passou o Vasco e já é o segundo em popularidade no Nordeste, só perdendo para o Flamengo, que tem 24% dos fãs dessa região -tinha 20% no fim da temporada 1993.
No Norte e no Centro-Oeste a diferença entre corintianos e flamenguistas diminuiu ainda mais. Os primeiros são hoje 13% dos habitantes dessas regiões. Já o time carioca tem 20% da preferência nessas áreas do país.
Sem contar os clubes locais, o Corinthians passou os rivais e é agora a equipe mais popular do Sul. Em 1993, o time tinha 6% dos torcedores sulistas contra 8% do Flamengo. Agora, são 9% de corintianos e 6% de flamenguistas.
Enquanto sua torcida explodia em áreas antes pouco exploradas, o Corinthians praticamente fica estagnado na sua região. O time tem hoje 17% dos fãs no Sudeste, um ponto percentual acima do levantamento feito em 1993.
O crescimento no resto do país, entretanto, fez com que a popularidade do clube rivalizasse com a flamenguista. Em 1993, os cariocas tinham 17% da torcida do país contra 10% do Corinthians. Hoje, o placar é de 16% para o Flamengo e 13% para o Corinthians.
O aumento da popularidade corintiana aconteceu na fase mais glorioso da história do clube.
Até meados da década passada, o único título nacional da agremiação do Parque São Jorge era o Brasileiro de 1990.
Com pesados investimentos de patrocinadores, como o banco Excel e o fundo norte-americano HMTF, o clube se reforçou e passou a ganhar mais taças.
Nos últimos dez anos, o Corinthians ganhou a Copa do Brasil duas vezes, levou para casa outros dois Brasileiros e ainda comemorou o Mundial da Fifa de 2000.



Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Clube dos galãs, São Paulo atrai mais homens
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.