|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Pesquisa Datafolha mostra aumento de seguidores do time em todas as regiões fora do Sudeste
Corinthians espalha sua torcida por todo o Brasil
DA REPORTAGEM LOCAL
Os dez títulos conquistados pelo Corinthians nos últimos dez
anos seduziram torcedores de regiões em que antes o clube paulista tinha pouca projeção.
Isto é o que aponta pesquisa feita pela Datafolha entre os dias 9 e
11 de dezembro, que ouviu 14.559
pessoas com mais de 16 anos em
365 municípios de todos os Estados do país. A margem de erro é
de dois pontos percentuais para
mais ou para menos.
O clube mais popular de São
Paulo cresceu em praticamente
todo o país. Os resultados mais
expressivos aconteceram no Nordeste, no Norte e no Centro-Oeste, onde o Corinthians diminuiu
bastante a vantagem que o Flamengo possuía. Em 1993, só 3%
dos nordestinos eram corintianos. Agora, o clube é o preferido
de 10% dos moradores da região.
Dessa forma, o clube passou o
Vasco e já é o segundo em popularidade no Nordeste, só perdendo
para o Flamengo, que tem 24%
dos fãs dessa região -tinha 20%
no fim da temporada 1993.
No Norte e no Centro-Oeste a
diferença entre corintianos e flamenguistas diminuiu ainda mais.
Os primeiros são hoje 13% dos
habitantes dessas regiões. Já o time carioca tem 20% da preferência nessas áreas do país.
Sem contar os clubes locais, o
Corinthians passou os rivais e é
agora a equipe mais popular do
Sul. Em 1993, o time tinha 6% dos
torcedores sulistas contra 8% do
Flamengo. Agora, são 9% de corintianos e 6% de flamenguistas.
Enquanto sua torcida explodia
em áreas antes pouco exploradas,
o Corinthians praticamente fica
estagnado na sua região. O time
tem hoje 17% dos fãs no Sudeste,
um ponto percentual acima do levantamento feito em 1993.
O crescimento no resto do país,
entretanto, fez com que a popularidade do clube rivalizasse com a
flamenguista. Em 1993, os cariocas tinham 17% da torcida do país
contra 10% do Corinthians. Hoje,
o placar é de 16% para o Flamengo e 13% para o Corinthians.
O aumento da popularidade corintiana aconteceu na fase mais
glorioso da história do clube.
Até meados da década passada,
o único título nacional da agremiação do Parque São Jorge era o
Brasileiro de 1990.
Com pesados investimentos de
patrocinadores, como o banco
Excel e o fundo norte-americano
HMTF, o clube se reforçou e passou a ganhar mais taças.
Nos últimos dez anos, o Corinthians ganhou a Copa do Brasil
duas vezes, levou para casa outros
dois Brasileiros e ainda comemorou o Mundial da Fifa de 2000.
Texto Anterior: Painel FC Próximo Texto: Clube dos galãs, São Paulo atrai mais homens Índice
|