São Paulo, terça-feira, 20 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro vai liderar ranking juvenil

Campeão do Aberto da Austrália, Tiago Fernandes, 17, será o 1º tenista do país a ocupar o topo da lista

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

Campeão do Aberto da Austrália, em janeiro, Tiago Fernandes, 17, foi o primeiro brasileiro a vencer a chave juvenil de simples de um Grand Slam.
Na próxima segunda, ele vai também ser o primeiro tenista do país a liderar o ranking mundial juvenil (até 18 anos).
A informação foi confirmada à Folha pela ITF (Federação Internacional de Tênis).
Pupilo de Larri Passos, ex- -técnico de Gustavo Kuerten, em Camboriú (SC), Fernandes vai ultrapassar o francês Gianni Mina e conquistar mais um feito que não foi atingido pelo tricampeão de Roland Garros.
Ex-número um do mundo entre os profissionais, Guga só foi campeão juvenil em um Grand Slam (Roland Garros-94) em duplas. Individualmente, sua melhor campanha foi as quartas de final também em Paris, um ano antes. No ranking da ITF, a melhor colocação de Guga foi a sexta.
O desafio do tenista alagoano vai ser repetir o sucesso adolescente entre os profissionais, como fizeram Ivan Lendl, Stefan Edberg, Marcelo Rios, Roger Federer e Andy Roddick, todos líderes do ranking entre os juvenis e os profissionais.
Se existem alguns nomes estelares nos quais é possível se espelhar, há também vários exemplos de que a transição de juvenil para profissional nem sempre é satisfatória.
Antes da ascensão de Fernandes, o juvenil brasileiro mais bem-sucedido em termos de ranking era Nicolas Santos.
Paulista de Adamantina, Santos conquistou seis títulos e terminou no segundo posto do ranking juvenil em 2006.
Mas, até agora, ele não conseguiu se firmar entre os profissionais. Ocupa atualmente a 724ª posição na lista da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) -seu melhor posto foi o 473º em setembro.
"Tive alguns problemas nesta transição", reconhece Santos. "Desde contusões até a escolha errada de calendário."
Além disso, nem sempre o ranking espelha a situação real da própria categoria. Próximos de deixar o juvenil, muitos tenistas já se aventuram em torneios do circuito profissional.
O próprio Tiago Fernandes, que tem ainda mais uma temporada como juvenil, joga nesta semana, como convidado, o Challenger de Curitiba. Na 937ª posição no ranking, ele estreia hoje contra o alemão Dominik Meffert, 233º do mundo.
Desde o inédito título em Melbourne, o brasileiro só disputou dois campeonatos juvenis contra quatro (contando Curitiba) profissionais.
Os eventos juvenis acabaram entrando no calendário do brasileiro por serem tradicionais e disputados no país: Banana Bowl, em Blumenau, e Copa Gerdau, em Porto Alegre.


Texto Anterior: No Pacaembu: Jogos da final serão em São Paulo
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.