São Paulo, terça, 20 de maio de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Goleiro do Paraná serviu como 'cobaia' para autor

da Agência Folha, em Curitiba

Para ajudar na elaboração de seu livro, o preparador de goleiros Almir Domingues produziu estatísticas sobre a atuação do goleiro do Paraná, Régis Leme, em 143 jogos.
Catalogou 4.342 fundamentos praticados pelo goleiro nesses jogos. O maior índice de erros foi registrado nas saídas de Régis pela direita do gol -9,19% das quais foram erradas.
Na média, Régis teve um índice de erros de 5,04%. O fundamento em que apresentou menos erros (0,78%) foi a defesa pelo alto no centro do gol.
O goleiro do Paraná disse que o livro de Domingues -seu treinador- tem sido muito útil para ele. "Tem alguns fundamentos que, depois que a gente chega ao profissional, se esquece." Régis afirmou que o capítulo sobre a cobrança correta do tiro de meta é um dos que mais serviu.
Nesse capítulo, Domingues fala sobre as situações ideais para se cobrar um tiro de meta curto, de média distância, longo, pelo centro da área e invertido.
O goleiro Ricardo Pinto, do Atlético-PR, disse que ainda não leu o livro. "Mas, para conhecimento geral, é importante." (AFA)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã