São Paulo, Domingo, 20 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras e Corinthians desfilam década de ouro em decisão do Paulista
Eduardo Knapp - Almeida Rocha / Folha Imagem
O meia-atacante Marcelinho, do Corinthians, e o atacante Oséas do Palmeiras durante treino para a final do paulista


da Reportagem Local

Palmeiras e Corinthians disputam hoje, às 16h, no Morumbi, mais um título para a década mais gloriosa de suas histórias.
Nos últimos nove anos, as equipes tiveram o período mais fértil em conquistas desde suas fundações -o Corinthians nasceu em 1910, e o Palmeiras, em 1914.
O time de Luiz Felipe Scolari, que precisa vencer hoje por três gols de diferença para ganhar seu 22º título paulista, conquistou na última quarta o título da Libertadores -o mais importante de sua história.
Nos últimos seis anos, o time também ganhou outros oito títulos, incluindo o Brasileiro por duas vezes e uma Copa do Brasil.
Isso significa que, dos 35 títulos palmeirenses na história, 26% foram obtidos na década de 90, a partir da parceria com a Parmalat.
O Corinthians, que busca hoje seu 23º Campeonato Estadual, também vive na década de 90 seu momento mais glorioso.
Ganhou a Copa do Brasil-95, o Brasileiro-98 e dois Paulistas. Nesta década, disputou três das quatro Libertadores de sua história.
A conquista do título hoje garantirá para o Corinthians a supremacia do Paulista no século. Em caso de conquista palmeirense, a disputa pelo "melhor do século" fica adiada para o próximo ano.
Para Scolari, a vantagem corintiana na partida de hoje ofusca a grandeza da final. "É uma pena que os dois times não entrem em igualdade. Do jeito que está, não tem como ser o jogo da década. Tem que esperar o próximo ano."
As duas equipes também contam hoje com o maior suporte financeiro do Estado.
No Palmeiras, a Parmalat vem desde 92 contratando os principais jogadores da equipe e bancando a maior parte dos salários.
Já o Corinthians desde abril é administrado pelo fundo de investimento norte-americano HMTF, que só no primeiro ano da parceria investirá R$ 100 milhões no clube.
"Essa hegemonia acontece pelo investimento que os dois fizeram na contratação de jogadores", analisou o corintiano Edílson.
Nos próximos meses, os rivais podem aumentar ainda mais a sua lista de títulos. O Palmeiras disputará o Mundial interclubes, em novembro, contra o inglês Manchester United, enquanto o Corinthians participa do Mundial de clubes da Fifa, em janeiro de 2000.
O jogo de hoje serve ainda como um tira-teima da temporada. Os times se enfrentaram seis vezes, com três vitórias para cada lado.
"Só que as vitórias mais importantes foram nossas. Tiramos eles da Libertadores", provocou o lateral palmeirense Arce.
"Seria melhor ganhar o título com uma vitória, para desempatar o placar e mostrar que somos melhores", rebateu o meia corintiano Ricardinho. (FÁBIO VICTOR, FERNANDO MELLO, MAÉRCIO SANTAMARINA e PAULO COBOS)


NA TV - Globo (menos para o Rio), Bandeirantes (menos para a cidade de São Paulo, o RJ e RS), ESPN Brasil e Sportv, ao vivo, às 16h




Texto Anterior: Romário só joga 18min
Próximo Texto: Final tem desequilíbrio estatístico inédito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.