UOL


São Paulo, domingo, 20 de julho de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

O Esporte sou eu
É crescente no Ministério do Esporte a rejeição ao secretário-executivo Gil Castello Branco. Homem de confiança de Agnelo Queiroz, ele é tido por outros funcionários, até da cúpula da pasta, como centralizador e desprovido de habilidade política.

Xadrez
Apesar de já ter detectado a impopularidade de Castello Branco, o ministro não pensa em tirá-lo do cargo por enquanto. Negociador contumaz, Queiroz tem preferido convencer os descontentes de que o secretário é estratégico para o órgão.

Estirpe
Renata Covas, filha de Mário Covas, foi convidada pelo Santos para ser uma espécie de curadora do memorial do clube. Tem recolhido relíquias dos 91 anos de história santista, que serão expostas no espaço da Vila Belmiro. A inauguração deve ocorrer no final de agosto.

Lágrimas em vão
Posto na geladeira por Armando Marques após uma desastrosa atuação no jogo Internacional 2 x 1 Vasco, Héber Roberto Lopes esteve na CBF semana passada. Levou um puxão de orelhas tão severo do chefão da arbitragem que até chorou. Mas nem assim arrancou a compaixão de Marques, que continuará sem escalá-lo para os sorteios das próximas rodadas.

A bela e a fera
Depois de ressuscitar o humorista ET, da extinta dupla "ET e Rodolfo", o programa "Futebol Paulista e Você", da FPF, que vai ao ar hoje na Rede Vida e na Rede TV!, passará a ter como atração Sabrina, ex-""Big Brother Brasil 3" e coelhinha da Playboy.

Primeira tropa
O Comitê Olímpico Brasileiro manda hoje parte de sua equipe administrativa a Santo Domingo. Ela começa a trabalhar na terça-feira, mas ainda não poderá entrar na Vila Olímpica do Pan, que só será aberta na sexta.

Ver para crer
Atenção, torcedor vascaíno: Eurico Miranda promete liberar a entrada de quem for hoje a São Januário mas não tiver como pagar. Reservou até um guichê exclusivo para os que quiserem ver o jogo de graça. "Pagando, ninguém vai mesmo. Então, se o cara mostrar que é vascaíno, mas não puder pagar R$ 10, entra de graça", diz o dirigente.

Gato escaldado
Eurico afirma que, para se precaver, paga os 20% do INSS que o torcedor bancaria. Alega que não quer que o governo interprete a liberação como uma maneira de burlar imposto.

Dedo
Apesar de dizer que nada tem a ver com a ação contra o Estatuto do Torcedor no STF, Eurico admite ter pedido ao advogado Wladimir Sérgio Reale, do PP (ex-PPB), que argüísse a inconstitucionalidade do código. "Mas isso foi em dezembro, antes da votação do estatuto."

Senhor da razão
O São Paulo, opositor de Ricardo Teixeira, comemora a demora da Justiça na anulação da eleição na CBF. Para o clube, se o pleito acontecesse hoje, nova derrota seria certa. "Só o tempo vai indicar a pessoa certa para ser alternativa a ele", afirma o diretor Juvenal Juvêncio.

Só em casa
O Clube dos 13 se reúne com o departamento jurídico da Globosat na terça-feira. Vão discutir a pirataria dos jogos pay-per-view. O alvo principal das parceiras é encontrar um forma de proibir a exibição em bares e casas noturnas, o que inibe a aquisição de novas assinaturas.

Dois coelhos
O São Paulo quer usar o sistema de monitoramento por imagem que pretende ganhar da LG para implantar a TV Morumbi. Pelo site oficial do clube, o canal transmitiria treinos no estádio.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Carlos Miguel Aidar, presidente da OAB-SP, sobre a ação que alega 29 inconstitucionalidades no Estatuto do Torcedor:
- Quando você começa a tergiversar e vira sua metralhadora para ver se pega alguma coisa, cai em descrédito.

CONTRA-ATAQUE

Fantasmas no elevador

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Armando Marques, é famoso por sua aversão a entrevistas e seus chiliques.
Mas o contato com o estranho comportamento do ex-juiz não é reservado só a jornalistas. Até os vizinhos de Marques sofrem com seus "ataques".
Numa manhã durante a Copa-2002, ele entrou no elevador de seu prédio, em Copacabana, ao lado de um morador. Com naturalidade, o vizinho resolveu comentar a péssima arbitragem que anulou dois gols da Espanha nas quartas-de-final contra a Coréia do Sul. Os orientais ganharam o jogo nos pênaltis.
- O sr. viu o que o juiz fez com a Espanha, seu Armando?
Ao que Marques respondeu, com sua voz rouquenha:
- Eu não tenho nada a ver com isso! Não tenho nada a ver com isso!


Próximo Texto: Por 2ª Copa no Brasil, CBF diz não ao sonho olímpico do Rio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.