São Paulo, sexta-feira, 20 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veterana leva prata e sonha com Pequim

DA SUCURSAL DO RIO
DO ENVIADO AO RIO

Antes da final dos 100 m costas, Fabíola Molina, 32, desenhou, à caneta, uma imagem de Nossa Senhora na mão esquerda. Até fez promessa: se ganhasse medalha no Rio, iria à basílica de Aparecida (SP).
Dezesseis anos depois de disputar o Pan pela primeira vez, em Havana-1991, a nadadora paulista faturou a prata com seu melhor tempo nos 100 m costas: 1min02s18.
Até então, ela somava três bronzes em Pans. O último, em Santo Domingo-2003, Fabíola viu somente pela TV.
"Para mim, é uma vitória pessoal. Passei por momentos difíceis na carreira, não fui ao Pan de 2003 nem à Olimpíada de Atenas [em 2004]. Voltei a me sentir bem na piscina, e os resultados apareceram."
Fabíola é o nome mais veterano da natação brasileira no Pan, que conta até com atleta de 17 anos (Veruzka Clednev).
"Já tive momentos em que pensei: "O que estou fazendo aqui? Sempre com dor, cansaço". Mas, depois, sempre vêm coisas boas. Não penso em parar. Ainda sonho com o índice olímpico [1min01s70]. Sei que tenho o que melhorar", concluiu Fabíola, que ontem admitiu ter cometido uma falha.
Na véspera, quando atuou na semifinal, avançou com o melhor tempo (1min02s26). "Gastei energia demais na virada dos 50 m. Fiz uma prova melhor ontem [anteontem]."
A norte-americana Julia Smit, a terceira nas semifinais, levou o ouro, com 1min02s01.
O dia fechou com outra prata para as mulheres. O time do 4 x 100 m, com Rebeca Gusmão, Flávia Delaroli, Monique Ferreira e Tatiana Lemos, terminou em segundo (3min42s96), novo recorde sul-americano.
A equipe dos EUA venceu em 3min41s97. A prata foi o melhor resultado do Brasil na prova até hoje. De Havana-1991 a Santo Domingo-2003, o quarteto nacional tinha amealhado o bronze. No último Pan, a medalha veio com o mesmo time que faturou a prata ontem.
"Ainda temos que melhorar para pensar numa final olímpica [em Pequim-2008]. Com esse tempo [do Pan], não dá para ficar entre os oito", afirmou Monique Ferreira. (FG E PC)


Texto Anterior: Frio atrapalha desempenho, afirma Nilo
Próximo Texto: [+]Falta de ar: Rebeca sofre com crise de asma após fechar revezamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.