São Paulo, domingo, 20 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro revela o 1º brasileiro a ir a uma Olimpíada

Hoje faz 100 anos que Francis Holmes competiu nos Jogos de Londres pela equipe de atletismo dos Estados Unidos

Pioneiro nacional participou das provas de salto em altura e de distância parado, eventos que não estão mais no programa olímpico


SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

A primeira participação de um atleta olímpico brasileiro completa hoje 100 anos. Nascido no Brasil em 1885, Francis Leroy Holmes disputou os Jogos de Londres como membro do time de atletismo dos EUA.
No dia 20 de julho de 1908, Holmes participou da prova de salto em distância parado, competição que não existe mais no programa olímpico.
A sua marca na prova no então recém-construído estádio Sheperd's Bush não é registrada no relatório oficial dos Jogos. O documento confirma apenas sua histórica participação na competição, fato desconhecido até então. Segundo o livro "The Complete Book of the Olympics", Holmes foi o sexto colocado.
Oficialmente, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) considera os Jogos da Antuérpia, em 1920, como o primeiro com participação de atletas nacionais numa Olimpíada.
A saga de Holmes em Londres-08 foi descoberta pelo jornalista Tiago Petrik, autor do livro ""1932 - Uma Aventura Olímpica na Terra do Cinema" (PTK Livros, R$ 32, 212 págs.). A ser lançada nesta semana, a obra resgata a participação brasileira nos Jogos de Los Angeles, em 1932, e a história do brasileiro, que disputou a Olimpíada de 1908, na Inglaterra.
""Durante a apuração do livro esbarrei nesse personagem e não poderia deixar passar. De certa maneira, ele tem relação com os Jogos de 32 porque, graças a um depoimento de uma atleta norte-americana que participou da competição em Los Angeles, encontrei o Holmes", disse Petrik, que lança o livro amanhã, no Rio, e na sexta, em São Paulo.
O jornalista encontrou pela primeira vez o nome de Holmes ao ler o depoimento da corredora Evelyne Hall Adams numa pesquisa da Aafla (Fundação dos Atletas Amadores de Los Angeles).
Na entrevista concedida em 1987, que faz parte do projeto "Uma História Olímpica Oral", Evelyne relata os dias de disputa dos Jogos de 32 e fala sobre o preconceito sofrido por atletas negras norte-americanas em Los Angeles. No documento, ela conta que o preconceito é antigo e cita o nome do brasileiro. Afirma ainda que Holmes era um saltador do Brasil que estava na equipe dos EUA em 1908 e revela que o atleta lhe contou que os americanos não o aceitaram "completamente como membro da equipe". Em seguida, ela completa: ""Acho que realmente havia discriminação, ainda que sutil".
A partir da entrevista da corredora, Petrik vasculhou arquivos de entidades esportivas, cartórios, jornais do Brasil, dos EUA e da Europa e levantou mais detalhes sobre Holmes.
Embora não tenha conseguido precisar em que cidade do Brasil o saltador nasceu e o motivo de sua ida para fora do país, Petrik obteve um documento do Comitê Olímpico dos EUA que confirma que o saltador nasceu no Brasil. O COI também confirmou a participação do atleta nos Jogos de 1908 e informou que ele era negro.
Na pesquisa, o autor conseguiu resgatar um artigo sobre Holmes publicado no ""Chicago Defender" em 1912. Nele, o jornal diz que o saltador era o recordista norte-americano do salto triplo parado, prova que já estava fora do mundo olímpico, e que morava em Chicago. O livro mostra também o único registro fotográfico de Holmes, disputando o salto em altura.
Apesar dos dados oficiais obtidos nas entidades esportivas sobre o brasileiro, o jornalista não conseguiu identificar nenhum parente do saltador no país ou nos EUA.
Aos 95 anos, Holmes morreu em 1980, em Los Angeles.


Texto Anterior: Brasil quer treinar crianças na China
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.