São Paulo, domingo, 20 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

estatística

Falta só um gol para o 1.500º em Brasileiros

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O São Paulo busca hoje, de fato, o seu gol de número 1.500 em Brasileiros. E justamente contra o adversário que, de certa forma, brigou no tapetão contra essa marca estatística histórica.
O Botafogo anulou na Justiça Desportiva os 6 a 1 que sofreu do São Paulo no Nacional de 1999 -o tapetão entendeu que o atacante Sandro Hiroshi atuou de forma irregular e decretou vitória do Botafogo por 1 a 0.
Ainda em 99, o tribunal transformou o 2 a 2 do São Paulo com o Inter em derrota tricolor por 1 a 0 por causa de Sandro Hiroshi.
O Gama, que cairia com a manobra, conseguiu na Justiça comum, porém, invalidar a decisão do tribunal esportivo. O impasse culminou com a interrupção do Brasileiro e a criação da Copa João Havelange. O São Paulo, posteriormente, se outorgou os pontos e os gols das partidas anuladas pelo tapetão, tanto que o celebrado milésimo gol são-paulino em Brasileiros, marcado por Rogério, de falta contra o Inter, em 2000, ganhou placa no Morumbi.
""A Justiça tornou nula a decisão do TJD. Os gols e os pontos são mantidos", disse na ocasião José Carlos Alves, ex-advogado do São Paulo.
Contando esses oito gols de 99 com base na Justiça comum, o São Paulo tem 1.499 tentos no principal campeonato do futebol nacional.
O time do Morumbi é o único que deve alcançar os 1.500 gols neste ano. O segundo clube com mais gols em Nacionais é o Vasco, que tem hoje 1.434 -precisaria marcar 2,6 gols por jogo, em média, para chegar ao 1.500º tento nesta temporada.
Em 2005, o São Paulo teve dois jogos anulados pelo STJD, um deles em que bateu o Corinthians por 3 a 2. Na repetição do duelo, houve empate em 1 a 1 -contra a Ponte Preta, não anotou gols.
Para efeitos de Brasileiro, não são contabilizados os gols dos jogos anulados, valendo o placar e os gols da repetição -no caso de 2005, não houve decisão superior posterior invalidando o que havia determinado o STJD.
O São Paulo cravou nos pontos corridos a liderança em diversas estatísticas. Hoje é o clube com mais pontos (1.391), mais vitórias (436), mais gols (1.499) e maior saldo (515) no Nacional.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Tostão: Antigo, moderno e modismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.