São Paulo, domingo, 20 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Visitante, Palmeiras joga como time pequeno

Equipe lembra a de 2007, quando afobação em resolver os jogos determinou sina de fracassos, para encarar Goiás no Serra Dourada

RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O normal seria que o Palmeiras, integrante do G4 até o início da 13ª rodada, partisse para cima do Goiás, na zona do rebaixamento, hoje, no Serra Dourada, casa do adversário.
A experiência do ano passado, porém, fará a equipe de Vanderlei Luxemburgo abrir mão da iniciativa do confronto e, como todo time pequeno que se preze faz quando atua longe de seus domínios, esperar a hora certa para dar o bote.
"Quando a gente sofria o gol [em 2007], ficava desesperado e queria partir pra cima", diz o lateral-esquerdo Leandro, presente em vários duelos nos quais o Palmeiras perdeu preciosos pontos no Brasileiro.
Neste ano, o mesmo tipo de erro custou uma vaga nas quartas-de-final da Copa do Brasil. Jogando na Ilha do Retiro, em Recife, o time acabou goleado (4 a 1) pelo Sport. O meia-atacante Romerito, autor de três gols naquele duelo, estará em campo hoje defendendo as cores da equipe goiana.
"Quisemos ir pra cima e, quando fomos ver, já tínhamos levado quatro", lembra Leandro. Após sair perdendo aos 7min, o Palmeiras empatou o confronto em 1 a 1, resultado que lhe garantiria a classificação, aos 15min. Tentou sufocar os donos da casa, mas viu o tiro sair pela culatra.
No único tropeço palmeirense em casa neste Nacional -o empate em 1 a 1 com o Figueirense, na décima rodada-, a pressa também atrapalhou.
O time, que costuma trocar 334 passes em média por jogo, deu 243 toques na bola na ânsia de chegar mais depressa ao gol adversário. Acabou tendo de correr atrás do empate depois que Cleiton Xavier abriu o marcador aos 16min da etapa final.
Hoje, no amplo gramado do Serra Dourada, saber o momento correto de contra-atacar terá importância ainda maior para que a equipe não se desgaste desnecessariamente.
"O segredo é compactar bem a equipe e ter uma pegada forte na marcação para não deixar a equipe adversária sair na frente", afirma o atacante Alex Mineiro, que retorna ao time depois de ter cumprido suspensão na vitória (3 a 1) sobre o Fluminense, na última quarta-feira.
"Nosso objetivo é sempre entrar para fazer o melhor", complementa o centroavante.

NA TV - Goiás x Palmeiras
Globo (para SP), ao vivo, às 16h



Texto Anterior: Apoio: Time faz promoções de ingressos
Próximo Texto: A rodada: Após derrota, Fla joga em casa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.