São Paulo, quarta-feira, 20 de julho de 2011

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Jogador insere liga dos EUA no mercado chinês

DE SÃO PAULO

A NBA deve a Yao Ming a massificação de sua marca na China, maior mercado consumidor do mundo.
A liga americana de basquete estima que os jogos e os programas sobre a competição atingiram a audiência acumulada de um bilhão de pessoas por quatro anos consecutivos.
Desde que o chinês passou a integrar o Houston Rockets, em 2002, a demanda por produtos da NBA na Ásia cresceu, em média, 30% por ano.
A camisa 11 do time do Texas foi, por seis anos, uma das dez mais vendidas na China desde 2002.
Deixou de figurar nesta lista nos dois últimos anos, justamente quando as lesões aumentaram sua ausência nas quadras.
Em pesquisa no Weibo, microblog chinês, 57% das pessoas disseram que deixariam de acompanhar a NBA após a saída de Ming.
O jogador conseguiu fazer com que os chineses se interessassem pela liga. Mas deixa a seleção nacional sem um substituto.
Yan Jianlian, ala que atuou no Mundial de 2010 na Turquia, foi liberado pelo Washington Wizards.
A China ainda não tem vaga em Londres-12, e o técnico Bob Donewald diz enfrentar dificuldades para formar atletas. (DB)


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