UOL


São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI DE PRAIA

Presidente do COB criticou o desempenho do esporte nos Jogos

Duplas do Pan retrucam Nuzman

DA REPORTAGEM LOCAL

As críticas do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro irritaram as duplas de vôlei de praia que foram ao Pan-Americano. Ontem, em duas cartas públicas, elas responderam às declarações, que classificaram como "falta de consideração" e "deselegantes".
No balanço final da participação do país nos Jogos, Carlos Arthur Nuzman, disse que o desempenho do vôlei ficou aquém do esperado e ameaçou cortar parte da verba da Lei Piva recebida pela modalidade. As principais culpadas teriam sido as duplas da areia.
Os líderes do ranking nacional não foram ao Pan porque disputavam o Circuito Mundial, classificatório para Atenas-2004.
Paulo Emílio, dupla de Luizão, sentiu-se injustiçado. "O senhor deveria ter mais cuidado ao dizer que o Brasil não foi bem representado, pois conquistamos uma prata [no masculino] e um bronze [no feminino]", afirmou.
"Além disso, a participação dessas duplas [líderes do ranking] não seria garantia de ouro. Prova disso foi a seleção masculina."
Ana Richa e Larissa fizeram coro. "Fizemos o melhor que pudemos com a estrutura e apoio que recebemos, ou seja, nenhum."
A dupla feminina lembrou ainda dos problemas de sua preparação. "Estamos pagando nossa viagem para o Mundial até agora. Nenhuma Lei Piva nos ajudou."
Também reclamaram da omissão do presidente do COB em relação à má qualidade da areia no Pan. "O senhor só tem razão em uma coisa: não houve vôlei de praia no Pan-Americano. Foi vôlei de coral. Usavam coral moído. O COB foi várias vezes inspecionar o local e era inadmissível permitir que usassem aquele chão."
Adriana Behar/Shelda, principal alvo de Nuzman, repetiu o que haviam dito anteontem. Prata em Sydney-00, a dupla lembrou que tentou mudar a data dos Jogos, mas não foi atendida, e lembrou que caso parecido ocorreu em Winnipeg-99, quando foi ouro.
"Só competimos porque o Eurico Miranda fretou um avião para que chegássemos em tempo."
Procurado pela Folha, o COB afirmou que não se manifestaria porque não havia recebido as cartas. O presidente da CBV, Ary Graça Filho, está viajando.


Texto Anterior: Única equipe 100% da capital é "importada"
Próximo Texto: Frase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.