São Paulo, domingo, 20 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casamento faz XV líder da 2ª divisão

GUSTAVO PORTO
da Folha Campinas

O XV de Piracicaba, melhor time do Brasileiro da Série B e campeão antecipado do Grupo C, só disputou o torneio deste ano após fazer um convênio com o Iraty, terceiro colocado no Campeonato Paranaense de 98, e "garimpar" jogadores experientes no mercado.
Após um início inédito de campeonato, com sete vitórias em sete jogos, o time foi derrotado na última quarta pelo Gama (DF), por 3 a 1. Com 21 pontos, o resultado não vai alterar sua classificação.
O clube trouxe oito jogadores do Iraty, conseguiu outros 11 indicados pelo técnico Ernesto Paulo, que também veio da equipe paranaense, e os mesclou a cinco jogadores remanescentes da equipe rebaixada para o Campeonato Paulista da Série A-3 de 99.
A folha de pagamento não ultrapassa os R$ 50 mil por mês. À exceção de alguns patrocínios esporádicos na camisa, o time consegue bancar o valor com a renda de seus jogos. Nas últimas três partidas em Piracicaba, houve uma média de 8.500 pagantes.
Além da melhor campanha, o XV tem o artilheiro do torneio, Gauchinho, 23, com dez gols em oito jogos. Segundo o presidente do clube, Mário Pacheco Fernandes, ele já foi sondado, ao lado do meia Davis, por clubes como Corinthians e Guarani.
Mesmo pertencendo ao Iraty, casos eles sejam vendidos, vão render lucro ao XV. Segundo o acordo feito entre as duas equipes, que termina no final do ano e deve ser prorrogado, caso algum jogador seja vendido, o clube ficarjá com 20% do valor.
O time também tem seus veteranos, como Zé Carlos (ex-Flamengo), Daniel Frasson (ex-Palmeiras), Rogerinho (ex-Fluminense) e Leandro Silva (ex-Corinthians).
Além do técnico e dos atletas do Iraty, o XV trouxe da equipe paranaense o diretor de futebol Wilson Morishita. "A experiência tem sido ótima. Ela deve continuar em 99", disse o dirigente.
O sucesso na Série B já tem trazido retorno financeiro ao XV. O estádio municipal Barão de Serra Negra, local onde o time manda seus jogos, foi cedido em regime de comodato (empréstimo) pela prefeitura por dez anos, prorrogável pelo mesmo prazo.
"Podemos explorar as placas publicitárias no estádio e firmamos um contrato com a Coca Cola para a venda de refrigerantes nos dias de jogos", afirmou Pacheco.
A parceria entre XV e Iraty pode ganhar novos apoios. Segundo o presidente, empresários da cidade estão interessados em apoiá-los. "A cidade está toda voltada novamente para o XV", disse.
O técnico
Após treinar a seleção brasileira de juniores e clubes cariocas, Ernesto Paulo diz querer ver a equipe atuando bem. "A intenção é levar o time ao título", afirmou.
Para as duas partidas que ainda faltam, o técnico disse que vai fazer testes com juniores.
"Alguns já estão entrando durante as partidas e indo bem. O time não pode se preocupar somente com a parceria com o Iraty, precisa formar jogadores", afirmou.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.