São Paulo, quarta-feira, 20 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Tarô usa cartas para analisar vida e mente

DA ENVIADA A BELO HORIZONTE

Ninguém sabe ao certo onde e quando foi criado o tarô. Estudos apontam indícios do início de sua utilização em regiões do Egito e da China, ligado à antiga filosofia taoísta.
O primeiro registro sobre o tarô como conhecemos hoje, no entanto, data do século 14. Entre os possíveis introdutores da prática no Ocidente estão ciganos, cruzados e sarracenos.
O tarô é formado por um conjunto de 78 cartas ou lâminas, chamadas Arcanos (derivado de Arcanum, que significa segredo, mistério).
As cartas são divididas em dois grupos: 22 Arcanos maiores e 56 Arcanos menores.
Os Arcanos maiores são compostos de arquétipos e retratam grandes acontecimentos e processos psicológicos, representando em suas alegorias estados da vida interior dos indivíduos. Cada uma das cartas apresenta um título descritivo e uma figura.
Os Arcanos menores são divididos em quatro grupos com 14 cartas cada um. Eles seguem os naipes do baralho comum (paus, copas, espadas e ouros). Os Arcanos se aproximam mais da vida prática dos indivíduos e retratam experiências do cotidiano como viagens, doenças, filhos, dinheiro. (ML)


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Sensibilidade da amiga ajuda, diz Bernardinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.