São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Operação abafa
No começo do mês, veio à tona no Ministério Público uma tentativa, frustrada, de Kia Joorabchian e Alberto Dualib brecarem a investigação dos promotores José Reinaldo Guimarães Carneiro e Roberto Porto na parceria Corinthians/MSI. O advogado José Luiz Gomes da Silva tentou e não obteve habeas corpus para frear os trabalhos.

Delay
Só no último dia 6, meses após o encerramento das investigações, os promotores, os mesmos do escândalo do apito, foram questionados pelo Tribunal de Justiça sobre os argumentos usados pelo defensor da parceria. Entre outras coisas, ele alegava que a investigação atrapalhava investimentos no Brasil.

Não tá mais comigo
Os promotores responderam que o caso foi repassado ao Ministério Público Federal, órgão que não se manifestou sobre o assunto. "Estranhamos o fato de as pessoas do Corinthians e da MSI, que foram ouvidas por nós, nunca mencionarem que tentaram interromper as investigações", disse Carneiro.

Ponto de vista
Líderes da oposição são-paulina dizem que foi um sucesso ter 98 conselheiros na votação em que Marcelo Martines foi aclamado candidato do grupo à presidência em abril. Para a situação, foi um fracasso. O número não chega à metade dos cerca de 240 membros do Conselho.

Tecla sap
O São Paulo enviou para a Fifa a camisa que planeja usar no Mundial de Clubes no Japão, em dezembro. Ela tem o nome dos atletas em português e japonês.

Revelação
No livro "Profissão Campeão", em parceria com o jornalista Ingo Ostrovsky, Vanderlei Luxemburgo diz que se irritou com Marcelo Teixeira pelo fato de o presidente santista ter sabido detalhes de uma preleção.

Ação...
O coronel Marcos Marinho, novo presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, liga a repetição de 11 jogos do Brasileiro à morte dos três torcedores. ""A remarcação já atrapalha [o clima]. A reação dos dirigentes tampouco é salutar no âmbito emocional e influencia a torcida, que pode agir de modo diferente ao habitual", analisa ele.

...e reação
Ex-comandante do 2º Batalhão de Choque que policia os estádios, Marinho também fez um alerta sobre o sistema adotado para a repetição das partidas. "A distribuição de convites pelos clubes é um complicador, o que leva muitos jovens aos estádios nesses jogos", afirma.

Quebra de rotina
Àqueles que estranharam sua nova função, percebida como burocrática e distante da forma como era conhecido, Marinho declara que era essa a idéia. ""O objetivo é mudar esse estigma."

Apalavrado
Tite acertou ""de boca" com o Flamengo, faltando somente assinar o contrato com o clube carioca. Ontem, os ex-presidentes Hélio Ferraz e Kleber Leite estiveram em São Paulo para conversar com o treinador. Mas, segundo a diretoria rubro-negra, Tite assume apenas em 2006.

Currículo
O presidente flamenguista, Márcio Braga, admite que convocou Leite para ajudar no futebol do clube, mas reconhece que o ex-presidente é um dos principais responsáveis pela dívida de R$ 200 mi do clube. ""Ele aumentou a dívida em 300% em quatro anos", disse Braga.

Como lá
A exemplo do que acontece nos EUA, a Nossa Liga de Basquetebol confeccionará ingresso comemorativo para o jogo de abertura de seu Nacional masculino. O bilhete terá impressão especial, com detalhes em prateado, para servir de suvenir.

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Stephen Jackson, do Indiana, sobre o código de como se vestir imposto pela NBA:
- Isso foi uma idéia racista. Quase 90% dos jovens da liga usam moda negra e correntes.

CONTRA-ATAQUE

Dois palcos

O árbitro dinamarquês Kim Milton é conhecido como um dos melhores do mundo. Mas para ele isso não foi o bastante.
Queria mostrar sua habilidade em outros palcos e, seguindo os passos de Maradona, participou de um programa no qual celebridades competem em provas de dança. Animado antes de sua participação, Milton comparou a arbitragem à dança.
- Os movimentos são similares, disse, animado.
Infelizmente para ele, os juízes do concurso não concordaram e o eliminaram logo de cara.
- Ele apareceu, não há muito mais para dizer [sobre sua performance], criticou a juíza Margerthe Laxholm.
Amargo, Milton alfinetou a concorrência:
- Competi com atores e cantores que não tinham mais nada para fazer do que dançar.


Próximo Texto: Medo esvazia bis em Campinas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.