São Paulo, sábado, 20 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians pode ser o "melhor" rebaixado

Time não sucumbiria em nenhum outro Nacional

DA REPORTAGEM LOCAL

Se o Brasileiro-07 acabasse hoje, o Corinthians estaria na segunda divisão com uma performance que o salvaria em qualquer outra edição do torneio disputada até hoje.
Desde que o rebaixamento foi adotado no Nacional, em 1988, nunca um time foi para a Série B com o aproveitamento de 41% que o clube do Parque São Jorge ostenta faltando apenas sete rodadas para o encerramento do campeonato.
Na era dos pontos corridos, que começou em 2003, a performance atual corintiana seria capaz até de colocar o clube em posições intermediárias em outras edições do Nacional.
Em 2004, por exemplo, aproveitamento de 41% significaria a 13ª posição na classificação final entre os 24 participantes daquela temporada.
No sistema dos pontos corridos, o "melhor" rebaixado até hoje foi o Coritiba, que caiu em 2005 depois de conquistar 39% dos pontos que disputou.
O índice de derrotas do Corinthians de 2007 fica bem abaixo das 14 equipes já rebaixadas na era pontos corridos. O time perdeu 35% das partidas que disputou. Quem chegou mais perto dessa marca foi o Guarani de 2005, com 41%.
Só que o excesso de empates atrapalha. Só nas últimas três rodadas, a equipe de Nelsinho empatou duas vezes. Ao todo, foram 11 jogos em que o clube somou apenas um ponto, o recorde entre os times ameaçados de cair à segunda divisão.
Isso pode ser decisivo. O Corinthians só está hoje na zona do rebaixamento porque perde do Goiás no número de vitórias, o primeiro critério de desempate segundo o regulamento.


Texto Anterior: José Geraldo Couto: A magia e o acaso
Próximo Texto: Palmeiras tem cenário propício nesta rodada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.