São Paulo, sábado, 20 de outubro de 2007

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Novo asfalto é aprovado com ressalvas

No primeiro teste, recapeamento de Interlagos é elogiado por brasileiros, mas estrangeiros dizem não ser bom o suficiente

Piso molhado do circuito, cuja reforma custou R$ 5 mi aos cofres públicos, é o que mais preocupou pilotos nos treinos livres de ontem

DA REPORTAGEM LOCAL

Eterna queixa dos pilotos, o asfalto de Interlagos, que foi totalmente trocado neste ano, passou por seu primeiro teste de verdade ontem. Após três horas de carros na pista nas duas sessões de treinos livres, os pilotos deram seu parecer.
O recapeamento, que custou aos cofres da prefeitura paulista R$ 5 milhões, foi aprovado. Mas com algumas ressalvas.
"Fizeram um excelente trabalho. Mas ainda sobraram algumas ondulações, como no final da reta oposta", disse Felipe Massa. "As condições estão bem aceitáveis, e acho que é impossível chegar à perfeição, ainda mais nesse tipo de pista, com muitas subidas e descidas."
Para Rubens Barrichello, piloto em atividade que mais vezes (14) correu no circuito paulistano, este é o melhor asfalto em que já disputou um GP Brasil. "Ficou bem melhor."
Os estrangeiros, porém, foram menos políticos ao falar do tema. "Estou feliz, porque, pela primeira vez, fizeram um trabalho decente. Sobraram poucas ondulações", afirmou Nick Heidfeld, da BMW. "Está um pouco melhor. Mas ainda não é bom o suficiente", concordou Nico Rosberg, da Williams.
O clima instável ontem em São Paulo fez com que os pilotos pudessem testar a pista molhada no treino da manhã e seca pela tarde. A primeira condição, porém, causou receio.
"A aderência estava meio ruim no molhado, mas, depois, melhorou no seco", disse Giancarlo Fisichella, da Renault, vencedor no Brasil em 2003.
A nova pintura na superfície também foi motivo de preocupação. "As faixas brancas estão muito escorregadias. Com a chuva, então, a gente não podia encostar nelas", falou Massa.
Mas o fato de o asfalto de Interlagos ser uma incógnita até ontem não fez diferença ao final do primeiro dia de treinos. Como na maioria das sextas no ano, a Ferrari dominou pela manhã, e a McLaren, à tarde.
"Não dá para tirar nenhuma conclusão ainda", declarou Fernando Alonso. "Até hoje foi assim, a Ferrari anda na frente, e, depois, nós somos melhores", completou o piloto da McLaren, que não treinou pela manhã e só ficou atrás do companheiro de time, Lewis Hamilton, na sessão vespertina.
Massa, segundo no primeiro treinamento -Kimi Raikkonen foi o melhor-, deu outra explicação. "A McLaren foi melhor no seco, mas eles também andaram pouco na chuva, quando fomos melhores. Fizemos várias combinações, e acho que teremos grandes chances de fazer uma boa classificação e sermos competitivos na corrida."0 (FÁBIO SEIXAS, LUÍS FERRARI, MARIANA LAJOLO E TATIANA CUNHA)


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