São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com título, Federer espanta a si mesmo

Tenista vence Masters e termina ano com 12 troféus

DA REPORTAGEM LOCAL

Doze títulos, mais de US$ 8 milhões acumulados em prêmios, 8.370 pontos conquistados para o ranking, recorde de 160 semanas no topo da lista dos melhores tenistas do mundo assegurado para 2007.
Roger Federer já tinha motivos de sobra para celebrar seu desempenho na temporada. Ontem, porém, ao erguer o troféu do Masters de Xangai, o suíço reconheceu que as 12 conquistas de 2006 o colocam em um patamar diferenciado.
"Foi incrível. Surpreendi a mim mesmo, sem dúvida", declarou o tenista de 25 anos.
Mais do que consagrar um ano quase perfeito -venceu, por exemplo, três dos quatro Grand Slams, e perdeu Roland Garros apenas na final -, os impactantes 3 sets a 0 registrados ontem contra James Blake (parciais de 6/0, 6/3 e 6/4), valeram uma nova façanha.
Mesmo que não atue mais até março, Federer permanecerá na liderança do ranking de entradas da ATP. Assim, o recorde de 160 semanas consecutivas como líder da lista, que pertencia ao norte-americano Jimmy Connors, está quebrado.
"Talvez seja o maior recorde de minha carreira até agora", disse. Um tenista não ganhava 12 torneios em uma temporada desde Thomas Muster em 95.
É a terceira vez em quatro anos que o suíço conquista o título do Masters, torneio que reúne os oito melhores atletas da temporada. Federer terminou a competição invicto.
"Roger simplesmente está um passo à frente de todos nós. Não há o que fazer", resumiu o vice-campeão Blake.


Texto Anterior: Segunda fase: Bulgária é o 1º rival definido
Próximo Texto: Espanha: Barcelona goleia e lidera o espanhol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.