São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

FUTEBOL

CPI descobre suposta intervenção do Clube dos 13 na arbitragem de jogos da JH

A CPI da CBF/Nike, instalada na Câmara, descobriu indícios de intervenção do Clube dos 13 na escalação de árbitros para apitar jogos.
O deputado Eduardo Campos (PSB-PE) divulgou um documento referente a quatro partidas da Copa JH nas quais a assinatura da escalação de árbitros, sob responsabilidade da CBF, é de Reinaldo Carneiro Bastos, vice-presidente da Federação Paulista de Futebol.
No documento, que tem o nome e o timbre da CBF, Bastos aparece como coordenador do Comitê de Arbitragem.
A Copa JH é organizada pelo Clube dos 13, mas a escalação de árbitros é prerrogativa da CBF.
O ex-árbitro Francisco Dacildo Mourão, que depôs ontem na CPI, disse ter sido informado de que a presença de Bastos no comitê faz parte de uma "intervenção" do Clube dos 13 na Comissão de Árbitros da CBF.
Na avaliação de Campos, a presença de Bastos justificaria o fato de árbitros paulistas terem sido os que mais apitaram partidas do Módulo Azul. Segundo o deputado, os paulistas apitaram 85 partidas, contra 63 cariocas, 42 dos gaúchos e 42 de árbitros do Distrito Federal.
Mourão disse que árbitros nordestinos são preteridos por Armando Marques, presidente do Comitê de Arbitragem da CBF. "No meu entender, ele discrimina nordestinos", afirmou.
Segundo Mourão, essa discriminação foi a causa de sua exclusão do quadro da Fifa.
Armando Marques declarou que o ex-árbitro foi excluído da Fifa por questões físicas.
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Dirigentes economizam na reposição
Próximo Texto: Ex-juiz faz acusação a Armando Marques
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.