São Paulo, quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS SARLI

Bi alguma coisa


Cassação deixa título com o surfista que chegou à etapa decisiva na pior situação entre cinco pretendentes


J IHAD KOHDR ficou bicampeão brasileiro de surfe por pouco tempo. O título obtido na etapa decisiva do SuperSurf em outubro, no Rio, foi cancelado devido a sua ausência no exame antidoping. O paranaense afirmou ter sido orientado por seu agente a não colher urina com receio de que os medicamentos que toma por ser bipolar pudessem comprometer o resultado.
Arrependido, Jihad colheu o material dias depois. O resultado deu negativo, mas o Conselho da Abrasp foi rigoroso na interpretação das regras e cassou o título. Melhor para Renato Galvão, que chegou à etapa decisiva na pior situação entre os cinco pretendentes ao título, venceu a prova e, agora, acaba se tornando bicampeão brasileiro (2004/2007) e ganhando um VW Space Fox.
A fase negra para o surfista de origem árabe seguiu com a perda de seu principal patrocinador, provavelmente motivada pelo uso de uma prancha com a ilustração de Osama bin Laden durante competições nos EUA, no Brasil e na França.

Havaí
Em Pipeline, a etapa de encerramento do Tour 2008 ocorreu nas piores condições dos últimos anos. Em ondas de 1 m, o australiano Bede Durbidge venceu a prova e levou o título da Tríplice Coroa Havaiana (segundo em Haleiwa, quinto em Sunset, primeiro em Pipe). Neco Padaratz ficou em nono e de novo garantiu a permanência no WCT só na última prova do circuito. Ele se juntou a Rodrigo Dornelles, melhor brasileiro no ano, e Leonardo Neves, classificados pelo WCT, e Jihad Kohdr, Heitor Alves e Adriano de Souza, que, pelo segundo ano, não vence bateria no Havaí, classificados pelo WQS.

Juventude
No feminino, a australiana Stephanie Gilmore, 19, venceu a última etapa em Maui, Havaí, e se tornou a mais jovem campeã do WCT. Com a campanha de quatro vitórias em oito provas, passou a ser a única estreante a faturar o título. Outro jovem surfista que merece destaque é o sul-africano Jordy Smith, 18, que começou o ano vencendo o Mundial Pro Junior e terminou como campeão do WQS.

MUNDIAL DE SURFE - 2008
O Brasil terá oito etapas do WQS no ano que vem, sendo três delas novas: no Guarujá (SP), na praia do Forte (BA) e no Rio.
SKATE PRÉ-ADOLESCENTE
Pedrinho Barros, 12, competiu como convidado e venceu o campeonato Pro de banks em Floripa, SC, fazendo a mala de nomes como o do bicampeão brasileiro profissional de vertical Marcelo Kosake.

ESQUI NA NEVE
Promessa nacional, Jhonatan Longhi, 19, superou sua própria marca e marcou novo recorde brasileiro no slalom, com 58,64 pontos FIS, no dia 12, na Itália.

sarli@trip.com.br


Texto Anterior: Silêncio: Romário não comenta pena por doping
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.